Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Você sabia que Caetano é irmão da Bethânia? Tem gente descobrindo só agora

Prepare-se para o choque: Maria Bethânia e Caetano Veloso são irmãos! - Reprodução/Globoplay
Prepare-se para o choque: Maria Bethânia e Caetano Veloso são irmãos! Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

08/08/2022 15h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vocês vão me desculpar, mas essa eu vi na Nazaré Amarga, perfil das redes sociais que costuma fazer uma importante curadoria de conteúdo alheio, nem sempre prestando os devidos créditos, ainda que com um admirável senso para o que é popular. Sou fã.

"Com que idade vocês descobriram que Maria Bethânia e Caetano Veloso são irmãos", quis saber a personagem que ostenta como avatar uma foto de Renata Sorrah, à época de seu trabalho em Senhora do Destino, quando vivia Nazaré Tedesco, com o acréscimo de um óculos escuros como nos memes que inundavam a internet 10 anos atrás.

Minha primeira reação foi segurar firme o celular para reler a pergunta e automaticamente me colocar acima do debate. Fiz muxoxo, considerando a mera possibilidade de alguém ignorar esse fato fundamental para a história da música popular brasileira um acinte.

E foi nesse exato momento que minha admiração por Nazaré Amarga só cresceu. Caí feito patinho! É o tipo de publicação que consegue provocar as mais intensas emoções em uma amplitude incrível de perfis demográficos.

Vejo muitos jovens nos comentários assombrados pela descoberta. Influenciadoras digitais como Nah Cardoso e Stefani Bays, não sei se por deboche ou em uma expressão honesta, confessaram desconhecer o parentesco dos dois luminares de nossa cultura. Acontece.

A pergunta é inteligente, pois existe realmente muita gente que não sabe de coisas que parecem muito básicas para outras pessoas —seja por fatores como a idade ou mesmo o interesse particular por determinados assuntos como algo tão prosaico quanto as ramificações familiares de nossos artistas mais reluzentes.

É essa linda variedade de profundidade do conhecimento humano que permite a existência de formatos como o Show do Milhão ou The Wall. Se todos soubessem das mesmas coisas, Silvio Santos e Luciano Huck tomariam um prejuízo grande aos domingos.

E as relações familiares dos famosos sempre provocam curiosidade. Basta lembrar o frenesi causado pelas fofocas envolvendo a família Pôncio —era um enrosco tão grande que precisaram construir um PowerPoint intrincado, cheio de nuances, e a gente até hoje não sabe direito quem são aquelas pessoas.

Desta feita, fica aqui o meu respeito a todos aqueles que estão descobrindo que Maria Bethânia e Caetano Veloso são irmãos, principalmente se tiveram a oportunidade de prestigiar a linda apresentação que fizeram ontem por ocasião dos 80 anos do cantor.

E aproveito para lançar uma outra polêmica: você sabia que Preta Gil é filha do Gilberto Gil e irmã da Bela Gil, mas não possui qualquer laço sanguíneo com Gil do Vigor? Escreva nos comentários com quantos anos você ficou sabendo disso.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.