Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sem famosos e com regras difíceis, trailer de Ilha Record é tiro no pé

A segunda temporada de Ilha Record tem Detonator, Mari Rios e Solange Gomes - Reprodução/Record/Montagem
A segunda temporada de Ilha Record tem Detonator, Mari Rios e Solange Gomes Imagem: Reprodução/Record/Montagem

Colunista do UOL

27/06/2022 16h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi ao ar neste domingo um vídeo de divulgação da nova temporada de Ilha Record, o reality de sobrevivência da emissora da Barra Funda. A estreia do formato no ano passado foi bastante divertida e existe uma boa expectativa para ver como será a vindoura fornada de episódios.

Mas o trailer não chegou a atiçar os melhores sentimentos em torno da produção. Confuso e pouco impactante, destoou do nível que esse tipo de material costuma ostentar na emissora.

Com 2 minutos de duração, a peça divide o texto da apresentadora Mariana Rios em blocos. Entre um parágrafo e outro, corta a linha de raciocínio para mostrar os participantes do programa.

Dessa maneira, não consegue nem explicar direito as regras do reality, nem deixar o telespectador entusiasmado. Cita a famosa caverna dos exilados, os pedaços do mapa e seu guardião —de uma maneira que dá a entender que as dinâmicas são muito mais complicadas do que de fato.

Para piorar, quando Rios cita a presença de "famosos" no casting, quem aparece são ilustres desconhecidos da maior parte da sociedade civil. Jaciara Dias, ex-participante do Big Brother de Portugal e ex-cônjuge do jogador Deco, é quem abre a lista, para ter uma ideia.

Nada contra a presença de quase celebridades, uma categoria que costuma render muito nos realities da Record e tem espaço cativo nos melhores momentos do gênero no Brasil. Mas o timing do texto acaba desvalorizando a escalação.

Começar com ex-participantes de A Fazenda, como Solange Gomes ou Caíque Aguiar, figurinhas fáceis na tela da emissora, talvez ajudasse a diminuir a impressão —ou usar outros termos para se referir aos participantes.

Para piorar, todos os integrantes têm direito a uma breve frase que deveria ser de efeito, mas ficaram inócuas em sua grande maioria. "Você tem que pensar de uma forma estratégica", diz uma desanimada Ste Viegas (De Férias com o Ex). "Meu maior medo no programa é sair do programa", revela o ator Raphael Sander. "Não sei como funciona e tô curioso", admite o sincero Kaik Pereira (Chiquititas).

Ilha Record estreia em julho, depois que a atual safra do Power Couple chegar ao fim. Ainda tem tempo para conseguir dar a volta por cima e criar novas formas de atrair o público.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.