Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sem defeitos? Os cinco maiores problemas do remake de 'Pantanal'

Clima esquenta com beijão que Tadeu dá em Guta - Reprodução/ TV Globo
Clima esquenta com beijão que Tadeu dá em Guta Imagem: Reprodução/ TV Globo

Colunista do UOL

19/05/2022 14h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Estamos todos bastante animados com o remake da novela Pantanal. O sucesso arrebatador da Manchete em 1990 retornou cheio de vigor para um novo público.

Mas nem mesmo a aclamação popular e o reconhecimento da crítica especializada anulam alguns problemas pontuais da trama das 21 horas da Globo.

Veja abaixo os cinco problemas do remake de Pantanal.

CGI

Sinto falta de uma transformação mais satisfatória quando o Véio do Rio vira sucuri ou quando as Marruá viram onça. Pode ser que meu olhar tenha sido mal acostumado com décadas de Power Rangers e adaptações de quadrinhos nos cinemas. E claro que a opção estética é mais condizente com a linguagem do realismo fantástico latino-americano. Mas já imaginou o Osmar Prado lentamente ganhando feições reptilianas?

Excesso de qualidade

É uma novela tão extraordinária, com todo o elenco trabalhando em alto nível, com uma trilha sonora acachapante e a direção precisa, que fica praticamente impossível continuar empolgado com qualquer outra novela que não seja Pantanal. Como vão fazer para resolver isso depois? E quanto acabar, como vamos seguir em frente?

Duração dos capítulos

Algo entre 60 e 75 minutos tem sido o tempo médio de exibição de Pantanal. É um absurdo que dure tão pouco assim. A fluidez da história e a riqueza de cada núcleo faz com que o tempo passe como se fosse um vídeo do TikTok.

Ausência de pay-per-view

E quando o capítulo chega ao fim, não temos alternativa: nenhum minutinho a mais no Multishow, simplesmente nada de câmeras exclusivas no Globoplay. Um desrespeito com o consumidor.

Falta de material para cornetar

O mais grave talvez seja a ausência de material para criticar. Uma das belezas de assistir à TV é falar mal das coisas que acompanhamos, mas com Pantanal é sempre apenas elogios. Até os personagens mais detestáveis, como Joventino e Guta Regatinha, são também complexos e extraordinários para nosso entretenimento.

Seguiremos atentos aos problemas da produção.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Leia mais: No 'Alto Astral com Papisa', Tati Lisbon analisa mapa astral de Juma