Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

BBB 22: Chega de amor! Discurso de eliminação foi para Scooby e Tiago

Colunista do UOL

26/01/2022 09h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O excelente discurso de Tadeu Schmidt no primeiro paredão do BBB 22 teve como principais alvos participantes que não estavam na berlinda.

Apesar de parte da mensagem caber adequadamente para Luciano, que caiu fora, e até para Naiara, que cogitou desistir ao descobrir que enfrentaria dois anônimos, a bronca de Tadeu teve outros destinatários.

Os simpáticos e agregadores Tiago Abravanel e Pedro Scooby estão desde o começo tentando inviabilizar o jogo e ir na contramão daquilo que se espera deles.

Um tanto mimados, toparam participar do programa, mas querem tê-lo servindo aos seus interesses, e não contrário. Em um momento de pura infâmia, o neto de Silvio Santos chegou a propor um "BBB do Amor".

Por isso, Tadeu questionou os objetivos gerais dos postulantes ao prêmio. "Aí vem para cá e não se compromete. Vem para o jogo e não quer jogar?", provocou. "É possível gostar de tudo e de todo mundo o tempo todo? É assim na nossa vida normal?"

O trecho que bateu, especialmente nos líderes do motim, tentou lembrar o elenco que a audiência cativa do programa tem suas expectativas bem estabelecidas. "Quem só quer curtir aí dentro, acha que as pessoas estão curtindo isso aqui fora? São as pessoas aqui fora que decidem quem ganha esse jogo e muitas delas fariam de tudo para estar aí."

Ou seja, deixou ainda mais evidente o óbvio: que o espírito subversivo prafrentex não frustra apenas a produção do programa, mas a plateia. E vale para a dupla, mas também para Douglas, Arthur e outros, especialmente do camarote.

Apesar de abalados durante a madrugada, alguns pareceram resistentes a assimilar o golpe como uma dica positiva, para que tenham uma melhor fruição da experiência —especialmente o rebelde Scooby.

Já Rodrigo e Natália, por exemplo, surgiram empolgados para deixar Tadeu feliz e pretendem brigar com Bárbara, Eslovênia e Vyni. Por mim, tudo bem.

Agora é esperar para ver os efeitos gerais ao longo dos próximos dias. Sem espaço para abstrações, Tadeu passou um briefing claro e cristalino para a casa. Só vai continuar errando quem não quiser acertar —contrariando a música do Thiaguinho que eles tanto gostam de cantar.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.