Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com Glória Groove campeã, Show dos Famosos foi melhorando durante o ano

Gloria Groove vence o Show dos Famosos (Reprodução/TV Globo) - Reprodução / Internet
Gloria Groove vence o Show dos Famosos (Reprodução/TV Globo) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

27/12/2021 12h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao assumir o Domingão, Luciano Huck estreou no comando de uma nova temporada do Show dos Famosos, um dos quadros mais fascinantes dos últimos anos. No começo, o apresentador parecia um tanto desconfortável com a banalidade da atração. Mas parece que foi tomando gosto no decorrer do período.

Nas primeiras fases, considero que foi um erro revelar qual artista faria a performance seguinte. Uma das graças durante a Era Faustão consistia justamente em ficar abismado ao descobrir que por trás das feições em látex de Beth Carvalho estava o olhar 43 de Paulo Ricardo, por exemplo.

É interessante ver como o formato foi se adaptando ao longo da exibição, fazendo um meio-termo entre as crenças da nova administração e o que já era testado e aprovado pelas temporadas anteriores.

Um dos acertos foi a inesperada fusão das Videocassetadas com as retrospectivas das rodadas anteriores. Para relembrar o público a respeito do status da competição, usaram vídeos engraçados para costurar a narrativa. A mistura pareceu uma terceira coisa, os históricos VTs do Pânico na TV narrados por Emílio Surita.

Na reta final, também pararam com o spoiler a respeito dos candidatos e a experiência ficou mais divertida. Mesmo que a caracterização tenha sido menos sofisticada do que em anos pregressos, as identidades secretas de Adele ou Sia devem ter provocado debates acalorados nas casas de todo o Brasil.

No júri formado por Claudia Raia, Boninho e Preta Gil, senti falta de gente levando um pouco menos a sério toda aquela brincadeira. Os termos superlativos e a farta distribuição de confetes me parecem em dissonância com as reações da internet a respeito do quadro. Poderia ter pelo menos um ou dois jurados mais leves e divertidos.

Glória Groove e Wanessa Camargo mereceram o devido destaque, com a campeã fazendo história ao representar Marília Mendonça e Luís Miguel, entre outros. E mesmo sem chegar à final, Mariana Rios e Fiuk também garantiram momentos de pura catarse, tanto em seus erros quanto nos acertos.

Há boatos de que o formato não retornará ao Domingão em 2022, o que seria uma pena, dada a evolução na abordagem durante a temporada.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.