Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Em nova função, Lucas Selfie mais uma vez foi destaque em A Fazenda

Lucas Selfie - Reprodução/Instagram
Lucas Selfie Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

18/12/2021 13h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lucas Selfie chamou bastante atenção quando participou de A Fazenda do ano passado. Ficou com fama de estrategista, mas na verdade seu espírito era outro: o de animador de auditório. Fazia questão de tomar as decisões mais estapafúrdias pensando no "entretenimento da família brasileira", seu bordão.

Com isso, é claro, foi sucesso de crítica. Mesmo eliminado logo na primeira oportunidade, conseguiu mostrar potencial para a criação de conflitos e momentos divertidos. Com isso, ganhou nova chance no Ilha Record.

E lá novamente fracassou na competição pelo prêmio, mas o formato abria a possibilidade dos eliminados continuarem interferindo no jogo. Brilhou com suas intrigas e conchavos pensados sob medida para a satisfação popular.

A decisão de escalá-lo para comandar a Cabine de Descompressão ao lado da extraordinária Lidi Lisboa foi celebrada. A dupla, que já havia funcionado tão bem no confinamento, tem química e conseguiu extrair boas reações dos eliminados, ainda no calor da derrota.

Foi notável a frustração do público ao saber que não entrevistariam Dynho e Sthe na última roça antes da final, o que seria o ápice da temporada. Mas a audiência e a repercussão no dia seguinte, com duas longas lives conversando com os eliminados, deu a medida do sucesso.

Como conteúdo complementar de A Fazenda, Selfie comandou pelo menos 4 formatos entrevistando o elenco: a supracitada Cabine e a Live dos Eliminados com Lidi Lisboa, o Link Podcast e também o Selfie Teste. Um trabalho hercúleo, se considerarmos que em algumas dessas semanas foi necessário criar pautas para figuras de pouca expressão em Itapecerica da Serra. Além disso, ainda participou das sabatinas da Hora do Faro ao lado de baluartes do jornalismo investigativo: Leo Dias, Keila Jimenez e este que vos escreve.

No geral, a função que exerce é parecida com a de Ana Clara nos realities da Globo. A linha editorial, buscando fomentar as tensões entre os participantes, ainda que de maneira próxima e empática, lembra Tiago Leifert. Mas com uma abordagem gonzo, vivenciando a emoção pelo lado de dentro. Na despedida da cobertura deste ano, que vai ao ar no domingo, o rapaz se envolveu em uma cativante pendenga com Solange Gomes.

Em um ano muito bom para o gênero no Brasil, me parece justo colocar Lucas Selfie como um dos destaques positivos. Em linha com as expectativas da audiência na internet, fico curioso para ver como ele funcionaria no comando de um programa popular na TV aberta.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.