Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Malhação chega ao fim com Cabeção como o maior ícone da sua história

Colunista do UOL

30/09/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Chegou ao fim a Malhação e, com isso, finalmente podemos coroar o trabalho do ator Serginho Hondjakoff de maneira definitiva. De todas as 27 encarnações da faixa, em suas mais diversas fases, seu personagem Cabeção ficará para sempre na história como o maior de todos.

Ele chegou na sétima temporada, quando ainda havia um universo compartilhado —mesmo com protagonistas novos todos os anos, a ação ocorria no colégio Múltipla Escolha e seus arredores, com muitos personagens permanecendo de uma fase para outra.

Cabeção era apenas um deslocado coadjuvante em suas origens. Irmão do galã Marcelo, vivido por Fábio Azevedo, que passaria os meses seguintes às voltas com a paixão por Joana (Ludmila Dayer em seu papel definitivo) e as malvadezas de Bia (Fernanda Nobre).

Havia todo um lore já estabelecido com os veteranos do ciclo pregresso, como a Tati de Priscila Fantin e o repetente Rodrigo do Mário Frias, além de Touro e Érica, defendidos de maneira inesquecível por Roger Gobeth e Samara Felippo.

Trapalhão e razoavelmente inadequado, não seria fácil apostar que o irmão do meio do protagonista daquela temporada sub-ótima teria uma vida tão longa e importante em Malhação. Virou um fenômeno e foi o único adolescente a permanecer por seis fases seguidas.

Nos anos seguintes, faria história com a Dona Wilma e o Gigabyte, a parceria com Maumau (Cauã Reymond) e o Ogromóvel, os amores por Miyuki (Dani Suzuki) e Helô (Fernanda Souza), a amizade com Rafa (Ícaro Silva)... A lista é gigante.

A inocência aparvalhada do personagem pegou os jovens da época de jeito, que mantém até hoje um certo carinho por Hondjakoff, o perpetrador daquele carismático errante.

Ícone cultural e marco geracional, Cabeção da Malhação seguirá eterno não só nessa Brasília, mas em toda a federação, assim como a novelinha teen que divertiu estudantes, donas de casa e trabalhadores que tinham a oportunidade de chegar mais cedo do trabalho. O legado permanecerá.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.