Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tiago Leifert é o apresentador mais importante e influente do Brasil

Tiago Leifert no Big Fone (Divulgação / Globo) - Reprodução / Internet
Tiago Leifert no Big Fone (Divulgação / Globo) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

30/08/2021 13h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de entrar no lugar de Fausto Silva no momento mais confuso da história da Globo nos últimos anos, cabe aqui celebrar a relevância de Tiago Leifert para a TV brasileira do século 21.

O apresentador teve que lidar com uma bucha absolutamente psicodélica: após 32 anos, o Domingão saia de cena abruptamente, enquanto seu quadro mais importante, a Dança dos Famosos, exibia uma edição especial para homenagear o último ano do Faustão na Globo.

Desde o começo, quando ainda pensava ser apenas um interino, até a grande final, Tiago foi capaz de conduzir o espetáculo com gentileza e humanidade. Conseguiu fazer com leveza diversas transições em um programa que ia se modificando semana a semana.

Se parar para pensar, quase todas as novidades que colocaram para preencher o espelho da Super Dança não chegaram a ser boas. A Dança dos Anônimos tinha um texto bobo, com a narração truncada do júri artístico e as Videocassetadas não funcionaram bem sem o titular.

Mas Tiago Leifert brilhou e conseguiu impor seu próprio estilo editorial, ao mesmo tempo diferente do Faustão e incrivelmente respeitoso ao lore das tardes de domingo na Globo.

É uma performance à altura da sua própria história. Desde que estreou como apresentador do Globo Esporte em São Paulo, no longínquo ano de 2008, deixou suas marcas por onde passou, transformando a TV brasileira de maneira definitiva.

Gostem ou não, a cobertura esportiva é outra depois dele, com intervenções bem-humoradas e uma abordagem menos séria do cotidiano das competições e dos clubes. Seus efeitos são sentidos até hoje.

Quando substituiu Pedro Bial no BBB, Leifert também mudou o cenário do gênero por aqui. A opção por um olhar mais pragmático do jogo, mexendo com os brios dos participantes, serviu de referência para todos os principais formatos no ar por aqui. E foi definidor para o sucesso de Marcos Mion e Adriane Galisteu na Record, onde ficou muito evidente a sua influência.

Muita gente queria que ele assumisse de vez os domingos, mas acho que não existe produto de maior exposição do que o BBB atualmente. De qualquer forma, a brilhante entrega na missão impossível de substituir Faustão dá a certeza de que a Globo pode contar com Tiago Leifert para liderar o futuro da emissora.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.