Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Marvel enlouquece e adapta a pior história do Homem-Aranha em filme novo

Alfred Molina retorna como Doutor Octopus em "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa"  - Sony/Reprodução
Alfred Molina retorna como Doutor Octopus em "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" Imagem: Sony/Reprodução

Colunista do UOL

24/08/2021 12h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fã da Marvel não tem um dia de sossego. Depois de me recuperar do baque que foram as tristes séries de Loki e WandaVision, graças ao bom desempenho criativo de What if...? e da aventura solo da Viúva Negra, chegou agora o trailer desastroso do Homem-Aranha: Sem Volta para Casa.

"É muito cedo para julgar o filme só pelo trailer", dirão os profissionais mais parcimoniosos e responsáveis. Mas me parece razoável julgar precipitadamente o que temos em mãos por enquanto, uma longuíssima peça publicitária de 3 minutos que procura dar sentido a uma intrincada sucessão de eventos.

Depois de ser desmascarado pela imprensa no final de "Longe de Casa", Peter Parker vive fortes emoções agora que todo mundo saber que ele é o Amigão da Vizinhança. Em cortes rápidos, ficamos sabendo do fuzuê na escola, da relação agradável com MJ e da indisfarçável expressão de preocupação da Tia May.

Aí o rapagão vai atrás do Dr. Estranho para tentar reverter a situação com algum passe de mágica. Para a surpresa de todo mundo que já assistiu a algum filme com o herói místico, ele não só topa como também faz tudo errado e causa o maior caos.

Nos quadrinhos, o Homem-Aranha faz um pacto com Mefisto, um diabão seminu que veste apenas uma capa com gola alta e uma tanga, para salvar a então moribunda tia. Em troca, seu casamento com Mary Jane jamais teria acontecido. Esse arco, um dos mais infames em 60 anos de publicação ininterrupta, guarda várias semelhanças com as premissas exibidas no trailer.

Nada tenho contra gibis ruins, inclusive gasto boa parte dos meus vencimentos com os piores que existem, mas não deixa de ser curioso ver a Marvel dar mais visibilidade para uma das suas maiores vergonhas. Tudo muito louco, do jeito que prometeram que seria essa nova fase.

A principal expectativa, no final das contas, é pela participação de Tobey Maguire e até mesmo do Andrew Garfield, de tão triste memória. A teoria vigente é que as séries de filmes deles representam Terras alternativas no multiverso da Marvel e, portanto, serão canônicos para o MCU. Parece complicado, mas pense nas vendas dos bonequinhos.

O ponto alto é a luminosa presença do Doutor Octopus, mais uma vez interpretado pelo glorioso Alfred Molina. De qualquer forma, confesso que o truque do falso Mercúrio em WandaVision tirou um pouco do impacto dessa aparição. Até nisso aquela série se revela um erro.

Agora é esperar para ver de quantas maneiras diferentes o trailer conseguirá nos iludir. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa estreia em dezembro.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.