Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cobertura alternativa de Yasmin Brunet foi uma revolução nas Olimpíadas

Yasmin Brunet fez lives para acompanhar Gabriel Medina - Reprodução
Yasmin Brunet fez lives para acompanhar Gabriel Medina Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

27/07/2021 15h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lembro que no BBB 18 uma das atrações mais divertidas era acompanhar um quadro semanal que mostrava como os familiares dos participantes reagiam ao que acontecia na casa. A iniciativa chegou a estabelecer dona Maria Olívia, mãe do Breno, como uma celebridade.

Ao longo dos anos, as emissoras de TV, principalmente a Globo, sempre trouxeram também o "fator humano" dos atletas para o telespectador. Durante grandes eventos, é normal ver repórteres na casa de heróis olímpicos ou destaques de Copa do Mundo enquanto a competição acontece.

Durante o BBB do ano passado, pudemos acompanhar um passo adiante nessa experiência com a cobertura de Bruna Marquezine dos passos de Manu Gavassi em Curicica. Sem intermediários, graças ao alcance gigantesco dos perfis da atriz nas redes sociais, surgiu uma narrativa extraoficial do reality.

As transmissões de Yasmin Brunet, sempre ao vivo no Instagram durante as provas de Gabriel Medina nas Olimpíadas do Japão, representaram uma radicalização dessa tendência. Sem filtros, acompanhamos o que pensa e sente a esposa de um dos atletas mais famosos da delegação brasileira.

Dada a atenção que o casal havia atraído para si antes mesmo dos Jogos começarem, muito por conta do imbróglio envolvendo o embarque da modelo para Tóquio, as lives fizeram barulho. Reclamações com os narradores do Sportv, indignação com as notas dos juízes e muita torcida, sempre acompanhada de pedidos para a audiência mentalizar coisas boas.

Por conta disso, a passagem de Medina pelas Olimpíadas foi ainda mais interessante longe do mar. Acompanhamos sua trajetória como em um reality show, mas com a câmera virada para a mais eloquente apoiadora. Por essa fresta aberta deliberadamente para a própria intimidade, conhecemos um pouco melhor o casal mais comentado do momento.

O sentimento de perseguição foi o fio condutor dessa narrativa. Ainda no Brasil, acusavam COB e imprensa. Com o resultado inesperado, fora do pódio, se sentiram também alvos dos juízes.

Yasmin filmava a TV sem cerimônia, retransmitindo o que o Sportv pagou milhões para exibir. Quando teve a live bloqueada por direitos autorais, acrescentou esse elemento à grande teia conspiratória. Deixou no ar a possibilidade de ter sido tirada do ar por ir contra o status quo.

Revolucionando o formato, a cobertura paralela ajudou a criar fantasmas para além do espírito olímpico.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.