Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Olimpíadas: Aposta em medalhas cria climão entre Galvão e Daiane dos Santos

"Vai se criando um clima terrível"  - Eduardo Knapp/Folhapress
"Vai se criando um clima terrível" Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Colunista do UOL

23/07/2021 10h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Galvão Bueno é um esteta. A transmissão da cerimônia de abertura das Olimpíadas na Globo é sempre um evento à parte —literalmente, pois as cenas que acompanhamos nas imagens quase nunca tem a ver com o que está sendo discutido pelo narrador e comentaristas.

Enquanto os canais especializados em esporte, Sportv e Bandsports, procuram trazer informações detalhadas a respeito dos países que vão desfilando pela tela, Bueno e seus amigos criam narrativas absolutamente paralelas, no intuito de embarcar o telespectador nas emoções da competição.

Um episódio especialmente pitoresco chamou atenção nesta manhã. Empolgado com as possibilidades da delegação brasileira, Galvão pediu para os colegas apostarem no número de medalhas que o país trará de Tóquio.

Tudo ia bem até que Daiane dos Santos lançou a braba: 22 pódios. Isso derrubou o vendedor de emoções de um jeito que eu não via há muito tempo.

Galvão dedicou tempo e energia para montar seu palpite. Depois de horas de estudo, chegou justamente em 22 medalhas. Aí a Daiane apostou esse número antes dele. Nos minutos seguintes, meio atrapalhado, o narrador expôs todo o seu racional e fez uma reengenharia ao vivo para não dividir um bolão que nem existe de verdade.

Parecia importante para o crooner dos sentimentos se colocar como o membro mais otimista da transmissão, mas de um jeito embasado e bem estruturado. Quando Daiane ameaçou mudar para 24, foi tangível a tensão no ar.

A ex-ginasta não voltou a aparecer na cobertura da cerimônia até o fechamento deste texto. Tentou tecer um comentário minutos depois do imbróglio, mas foi prontamente interrompida por Galvão para exibir uma reprise da breve passagem da delegação brasileira.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.