Topo

Chico Barney

O público de A Fazenda 12 já mostrou várias vezes que não sabe votar

Luiza Ambiel e Lucas Cartolouco (Foto: Reprodução/Record)  - Reprodução / Internet
Luiza Ambiel e Lucas Cartolouco (Foto: Reprodução/Record) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

15/11/2020 09h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"A democracia é uma delícia, uma beleza, mas tem certos custos", disse Ciro Gomes em 2018, referindo-se a alguma pitoresca intervenção do Cabo Daciolo durante um debate.

Assim como na vida cotidiana, o voto popular também impacta diretamente a realidade de quem é apaixonado por reality shows. Mas por questões morais, muitas vezes o telespectador acaba indo contra seus próprios interesses.

Ora, as eliminações semanais em programas desse gênero são oportunidades do público brincar de produtor de TV. Está, de certa forma, refinando o casting realizado pelos profissionais. A decisão a respeito de quem sai e quem continua é fundamental para a qualidade do que assistimos.

Assim como nas eleições municipais ocorrendo hoje, somos coautores daquilo que usufruiremos no período seguinte. O filtro para decidir quem permanece em A Fazenda precisa ser muito diferente quando o intuito é escolher um prefeito, claro. Mas às vezes parece até que o público se confunde e inverte os critérios.

Posso citar três oportunidades em que os entusiastas de A Fazenda provaram não saber votar: na eliminação de Luiza Ambiel, na saída precoce de Cartolouco e na última semana, quando deixaram Lucas Selfie escapar pelas mãos.

Basta ver os efeitos de tais ausências em Itapecerica da Serra: um marasmo, com péssimos atores tentando emplacar tramas que não fogem do lugar-comum.

Na política e nos realities, somos sempre vítimas das nossas próprias escolhas. Vote consciente!

Voltamos a qualquer momento com novas informações.