Topo

Chico Barney

Manu Gavassi hackeou o BBB e foi alçada ao primeiro escalão do pop nacional

Manu Gavassi recebe o Ícone Miaw 2020 - Cleiby Trevisan/Divulgação
Manu Gavassi recebe o Ícone Miaw 2020 Imagem: Cleiby Trevisan/Divulgação

Colunista do UOL

26/09/2020 15h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para os entusiastas da cultura popular, está sendo muito interessante acompanhar os passos de Manu Gavassi em 2020. Em uma movimentação ousada, ela hackeou o BBB e conseguiu conquistar o primeiro escalão do nosso showbiz.

Artista há muito tempo, com relevantes picos de sucesso como cantora teen ou atriz da Globo, sempre apresentou uma instigante sensibilidade pop.

O momento em que disse sim para a participação no BBB deste ano deve ter sido um dos estalos mais importantes não só da própria carreira, mas de todo o ecossistema do star system nacional.

Manu entrou determinada a usar o programa como plataforma para seu próprio trabalho. Criou uma personagem muito parecida consigo mesma e, antes do confinamento, investiu energia para produzir um conteúdo complementar que coadunasse o que estava mostrando no maior holofote possível, o horário nobre da Globo.

Lá dentro, segurou o script até onde era possível. E teve uma virada interessante quando foi obrigada a largá-lo de mão —provavelmente no episódio do quarto branco, em que apertou um botão cuja consequência ignorava. Já havia conquistado parte da audiência e foi conduzida com certa tranquilidade até a final.

Desde então, usa o interesse que público e mídia passaram a ter pela celebridade para continuar cronstruindo seu trabalho.

Mais afeito ao caos, não me interessou muito a narrativa asséptica que a cantora empreendeu no BBB. Mas sempre fui um entusiasmado observador do seu trabalho. E é inegável que foi muito bem-sucedida naquilo que se propôs fazer.

A premiação da MTV que apresentou ao lado da amiga Bruna Marquezine demonstra com clareza que as coisas estão só começando para Manu Gavassi. E toda essa indústria fundamental vai amadurecendo junto com ela.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.