Topo

Chico Barney

BBB 20: Sobraram apenas coadjuvantes na final entre Manu, Thelma e Rafa

Manu, Thelma e Rafa (Foto: Divulgação/Globo) - Reprodução / Internet
Manu, Thelma e Rafa (Foto: Divulgação/Globo) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

26/04/2020 15h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Eis a reta final mais atípica da história recente do BBB. Sobraram apenas coadjuvantes, participantes que em momento algum chegaram a protagonizar as narrativas mais relevantes do programa.

Todos os principais vetores que fizeram a história andar para frente ao longo dos últimos 3 meses caíram fora. A decisão agora será entre Manu, Thelma e Rafa, um trio que conseguiu popularidade nas redes mesmo com trajetórias tímidas na maior parte do tempo.

Acredito que a estratégia de cozinhar o jogo em banho-maria, nunca se envolvendo demais no calor das emoções, beneficiou as postulantes ao prêmio. Na temporada dos cancelamentos e linchamentos virtuais, se deu melhor quem ficou no sapatinho.

Tiago Leifert disse na eliminação de Babu que existiram duas grandes sagas no BBB 20: a jornada do próprio ator e o poder das mulheres contra os machistas vacilões.

Foram elementos importantes, sem dúvida. O segundo item teria mais força se Mari e Boca Rosa, as verdadeiras vítimas da conspiração masculina, tivessem ido mais longe ou alcançado mais popularidade. Até mesmo se Marcela e Gizelly não tivessem sofrido tanta rejeição, na qualidade de vingadoras originais. Mas não foi o caso.

Então me parece justo incluir uma terceira temática no resumo da temporada, que se apresenta como um problema para o futuro do formato: a dissonância entre o que acontece na TV e o que é debatido pelos fã-clubes na internet.

A mobilização de núcleos cada vez mais radicais deixou a experiência bastante pesada. Ataques coordenados deram o tom em diversos paredões.

Claro que as finalistas não têm nada a ver com isso, mas foram beneficiadas pela truculência das torcidas. Uma pena, pois foram coadjuvantes até nisso.

SEGUE O FIO

Mauricio Stycer, Fefito e Chico Barney analisam a grande final do BBB no novo episódio de A Thread!

Voltamos a qualquer momento com novas informações.