Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Anjo de aço de 'Extermínio' é visto por 33 milhões de pessoas por ano

Semana passada chegou aos cinemas o filme "28 Anos Depois" —"Extermínio: A Evolução" no Brasil—, dirigido por Danny Boyle, em uma continuação de sua estreia no gênero de terror em 2002. Não estou aqui para falar do filme. Nessa coluna, vou falar de um elemento da produção que diz muito mais respeito ao Arte Fora do Museu. Trata-se de uma escultura chamada Anjo do Norte que aparece de forma rápida.

Anjo do Norte de Antony Gormley
Anjo do Norte de Antony Gormley Imagem: saw2th/CC

A produção se passa nos dias atuais, onde as ilhas britânicas ficaram isoladas do mundo após um surto de raiva. Neste mundo, a escultura segue em pé enquanto a sociedade colapsou, com os "zumbis" dominando o cenário. No mundo real, ela também está intacta. O Anjo do Norte tem 20 metros de altura com suas asas alcançando 54 metros de largura. O criador da obra é Antony Gormley, que usou moldes do seu corpo para fazer a peça, se eternizando no processo, portanto.

Com 208 toneladas de puro aço, a escultura foi instalada na cidade de Gateshead em 1998, após 4 anos de construção. Apesar de o projeto ter enfrentado oposição durante sua concepção, ele agora é amplamente reconhecido como um exemplo icônico de arte pública e um símbolo da cidade e de toda a região nordeste da Inglaterra.

Um símbolo precisa ser visto por muitos e a escolha da casa do Anjo do Norte privilegiou isso. A escultura pode ser vista da estrada por onde passam 33 milhões de pessoas por ano. Para efeito comparativo, David, de Michelângelo, talvez a escultura mais famosa do mundo, recebe 1,7 milhões de visitas por ano.

Anjo do Norte de Anthony Gormley
Anjo do Norte de Anthony Gormley Imagem: Barly/CC

A cena em que o Anjo aparece é breve. Em determinado momento da trama, a mãe do protagonista se depara com uma estrutura de aço gigante com asas. Ela fala que o pai contava que o Anjo, a escultura, duraria para sempre, como as pirâmides. Para sempre é muito tempo. Porém, quase 28 anos depois, o monumento segue firme tanto no filme como fora dele. Mas há um detalhe: o Anjo do Norte foi projetado para ter uma vida útil de mais de 100 anos.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.