Burle Marx vira enredo de escola de samba no Carnaval do Rio em 2026

Ler resumo da notícia
Assim que o Carnaval acaba, as escolas de samba já começam a pensar nos desfiles do ano seguinte. O Rio de Janeiro é o grande palco dessa festa que terá Roberto Burle Marx como um dos homenageados por uma das agremiações da cidade. A Botafogo Samba Clube definiu o enredo: "O Brasil que Floresce em Arte" Tendo o Legado de Roberto Burle Marx como Principal Inspiração".

O tema será desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Rangel e Raphael Torres, que farão a sua estreia na agremiação alvinegra no próximo ano homenageando o mestre do paisagismo brasileiro. Inspirado na exuberância da flora nacional, Burle Marx transformou jardins em telas vivas, unindo botânica, modernismo e sensibilidade estética.
O desfile percorrerá suas expedições pelos biomas do país, suas criações abstratas e seu compromisso com a preservação da natureza. O Brasil desabrocha em cores, formas e poesia --um tributo ao artista que fez da natureza uma obra de arte.
O artista é o responsável por ter introduzido o paisagismo modernista no Brasil. Foi um dos primeiros paisagistas a utilizar plantas nativas brasileiras em seus projetos. Ele organizou inúmeras expedições e excursões pelos biomas brasileiros, sendo responsável pela descoberta de novas espécies. Mais de 30 plantas levam seu nome.
O projeto mais famoso de Burle Marx fica na mesma cidade onde ele será homenageado. Não muito longe da Marquês de Sapucaí está o calçadão de Copacabana, onde os padrões de pavimento abrangem 4 km ao longo da avenida Atlântica, no Rio de Janeiro. É de se esperar que esses padrões surjam também na avenida do Samba. A agremiação alvinegra abrirá os desfiles do sábado de Carnaval da Série Ouro, que acontecerá em 14 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.