Arte Fora do Museu

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Opinião

Michelangelo 550 anos: a arte urbana e incerta do artista italiano

Neste ano, se celebra o 550º aniversário de Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, mais conhecido por Michelangelo. Para as comemorações, o governo italiano anunciou a criação de um museu definitivo sobre o pintor renascentista.

O plano é juntar a Galleria dell'Accademia e o Museu Nacional do Bargello, em Florença, em um espaço único dedicado ao artista. Será uma oportunidade única de ver grandes trabalhos dele, como a sua famosa escultura de David, todas reunidas em um único espaço. Uma, no entanto, não estará presente, mas pode ser visitada sem que o turista de Florença entre no museu.

A cerca de 15 minutos caminhando deste novo centro artístico, está o Palazzo Vecchio. Quem já visitou a cidade pode reconhecer o David que existe no entorno do prédio. Essa obra é uma réplica, não é a original, que está na Galleria dell'Accademia. A obra a que estamos nos referindo aqui é o único original de Michelangelo que pode ser visto em espaço público, a céu aberto. E esta obra é um grafite.

Claro, estamos falando aqui de uma obra feita 5 séculos antes do conceito que conhecemos hoje como grafite. Analisando com a lente atual, podemos chamar este desenho de arte urbana. Na parede do Palazzo Vechio encontra-se um perfil de rosto esculpido na pedra. Para muitos, trata-se do próprio Michelangelo em um autorretrato.

Este estilo de trabalho de desenhar tirando pedaços da superfície ficou muito famoso —em outras dimensões— nas obras do português Vhils. A diferença está nos 5 séculos que separam estes artistas e na autenticidade de seus trabalhos. A arte de Vhils é reconhecida e seu trabalho tem uma autoria clara. Já o grafite de Michelangelo pode não ser dele.

O Chato de Michelangelo
O Chato de Michelangelo Imagem: Francesco Bini. CC

Há muita lenda sobre esse pequeno desenho na pedra. A mais difundida é a do autorretrato do artista. Outras dizem que ele esculpiu a figura de costas, que a figura era uma pessoa indo para o corredor da morte testemunhado por ele e até mesmo uma homenagem a um chato que incomodava Michelangelo no século 16. Inclusive, o desenho é conhecido como L'importuno di Michelangeloem italiano, O Chato de Michelangelo. Com tanta história sobre esse desenho, como afirmar a autoria dele?

Comparação feita por Adriano Marinazzo entre o perfil do Louvre e o perfil escultural do Palazzo Vecchio
Comparação feita por Adriano Marinazzo entre o perfil do Louvre e o perfil escultural do Palazzo Vecchio Imagem: Wikipedia

O curador de arte Adriano Marinazzo acredita ter muitas evidências para afirmar que esta peça de arte urbana é de fato de Michelangelo. Em um artigo, na revista italiana Art e Dossier, ele enumera alguns. A começar pelo lugar da pedra, posicionada justamente em frente onde um dia esteve sua escultura de David.

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As paredes passaram por reforma no século 19 e ninguém mexeu nessa pedra, o que seria mais uma evidência a favor dessa tese. Na época, o Palazzo Vecchio era a Prefeitura de Florença. Um edifício tão bem guardado não poderia ser acessado por qualquer um. Michelangelo não era qualquer um, estava incumbido de realizar o que seria uma das esculturas mais famosas do mundo.

A evidência definitiva, no entanto, seria a semelhança do desenho na pedra com um esboço do artista que está no Louvre, em Paris. Debaixo desse rascunho, está escrito "quem diria que é da minha autoria?".

Bem, até hoje muita gente diz que é e atrai a curiosidade de quem procura mais do que somente David na cidade. Sua autoria seguirá em dúvida até que surja alguma outra evidência. Enquanto isso, dá pra afirmar que Michelangelo foi um gênio das artes e um pioneiro do grafite.

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Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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