Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Monumento aos traficantes da cultura pop

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

15/07/2022 14h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cenas da ficção tem um poder grande no imaginário popular. Personagens viram camisetas, bonecos e todo tipo de propaganda que caiba uma frase, um momento icônico da tv, do cinema ou qualquer outro meio. A cultura pop já nos deu inclusive monumentos, como o Rocky Balboa de Sylvester Stallone que virou monumento em Philadelphia, nos EUA. Ou mesmo Mafalda, a personagem dos quadrinhos argentinos de Quino que virou ponto obrigatório de foto em Buenos Aires. Agora surgem mais dois personagens para essa lista, dessa vez dois traficantes.

A dupla de Breaking Bad - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
A dupla de Breaking Bad
Imagem: Reprodução / Internet

A cidade de Albuquerque nos EUA era praticamente desconhecida do grande público até o surgimento da série Breaking Bad. É ali que se passa a história de Walter White, professor com câncer que começa a produzir e vender metanfetamina para pagar seu tratamento. Tudo isso com a ajuda do seu fiel escudeiro, Jesse Pinkman. Em um breve resumo, é disso que se trata a série e esses são os personagens que virarão estátuas na cidade.

Jesse e Walter vão ganhar agora um ponto fixo na cidade, para a alegria do turismo local e o descontentamento de quem não quer ver sua cidade associada com dois criminosos. "Finalmente... pude contribuir para a degradação moral da sociedade", disse o escultor responsável pelas peças, Trevor Grove. "Não importa que Breaking Bad seja uma obra de ficção tremenda e duradoura, um conto preventivo e amado por muitos que ainda são capazes de reconhecer a diferença entre ficção e realidade."

O escultor se refere a algumas críticas que surgiram nas redes sociais, contestando a homenagem a "traficantes de metanfetamina, viciados e assassinos em uma cidade conhecida pelo vício desenfreado de metanfetamina e problemas com drogas", como citado em um tweet. Trevor Grove ironiza: "Este foi um esforço conjunto para poluir nossa cultura até então intocada... Através da escultura."

As estátuas serão reveladas ao público no dia 29 de julho no centro de convenções de Albuquerque. O evento contará com as participações do prefeito Tim Keller, do criador da série Vince Gilligan, do produtor executivo Peter Gould além dos atores que interpretam White e Pinkman, Bryan Cranston e Aaron Paul, respectivamente. Gilligan foi o responsável pela confecção do presente, uma tentativa de retribuir o tempo que as equipes de filmagem ficaram na cidade. Desde o começo das gravações, há 15 anos, a cidade aumentou o número de turistas que passaram a procurar os lugares onde a série foi gravada. Agora, Albuquerque ganha mais um ponto turístico, com os traficantes de metanfetamina mais famosos da cultura pop.