Topo

Arte Fora do Museu

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O arco da amizade entre dois povos que já não são mais amigos

Colunista do UOL

27/04/2022 12h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Arco da Amizade do Povo. Este é o nome do monumento em Kiev, capital da Ucrânia, que simboliza a amizade com o povo vizinho, os russos. Se faltava algo simbólico para oficializar a quebra da amizade, agora não há mais, com a retirada da escultura do local.

A peça foi inaugurada em 7 de novembro de 1982, para comemorar o 60º aniversário da União Soviética e a celebração do 1.500º aniversário de Kiev. A relação harmoniosa entre países foi construída pelo escultor Oleksandr Skoblikov e os arquitetos Serhiy Myrhorodsky, Kostyantyn Sydorov e I.Ivanov.

São três peças que compõe a homenagem: um enorme arco de 50 m de diâmetro, em forma de arco-íris, feito de titânio; uma estela de granito representando os participantes do Conselho Pereyaslav que garantia proteção russa aos ucranianos no século XVI e uma estátua de bronze representando um russo e um trabalhador ucraniano segurando a Ordem Soviética da Amizade dos Povos.

Arco da Amizade dos Povos, monumento que celebra a união entre russos e ucranianos - Reprodução/Facebook Vitali Klitschko - Reprodução/Facebook Vitali Klitschko
Arco da Amizade dos Povos, monumento que celebra a união entre russos e ucranianos
Imagem: Reprodução/Facebook Vitali Klitschko

Hoje, o russo está sem a cabeça e a peça está sendo desmontada. Esse processo, no entanto, começou bem antes do atual conflito. Em 2016, o governo ucraniano anunciou planos para desmantelar o arco como parte de suas leis de "descomunização". Em 2017, o arco foi temporariamente pintado como um arco-íris e renomeado como Arco da Diversidade, que também serviu de símbolo o para a Parada do Orgulho de Kiev. Em 2018, ativistas de direitos humanos colocaram um adesivo temporário no arco que parecia uma rachadura. Este foi um sinal de apoio aos presos políticos que estão detidos ilegalmente na Rússia e na Crimeia anexada.

Agora, em 25 de abril, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, anunciou o desmantelamento da parte escultural do monumento por ter perdido seu significado ideológico. O arco deve se manter e ganhar outro nome, o Arco da Liberdade do Povo Ucraniano. Um dos artistas que assina a obra, Serhiy Myrhorodsky, se manifestou em favor das mudanças. Sua escultura deve ficar em um depósito, longe dos olhos de todos por muito tempo. A mensagem mudou, os tempos mudaram e a arte permaneceu. Agora, não há espaço para ela em um campo onde a amizade não existe mais.

O Arco da Amizade do Povo é apenas um dos 60 monumentos que a Câmara Municipal de Kiev planeja remover.