Topo

Arte Fora do Museu

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arquitetos russos condenam ataque à Ucrânia em carta aberta

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

04/03/2022 13h45

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há pouco mais de uma semana a Rússia começou sua invasão à Ucrânia. A ação foi condenada por praticamente todos os países e até mesmo dentro da Rússia suas justificativas são contestadas, como mostra a carta assinada por mais de 6500 arquitetos, designers e urbanistas russos na revista de arquitetura Project Russia.

Como o Nossa Viagem listou, vários monumentos e prédios correm risco a cada ofensiva. Enquanto pelos noticiários vemos o cenário de destruição, o texto da carta dos arquitetos russos lembra que a guerra "viola os direitos das pessoas: à vida, à segurança, à autorrealização, a um ambiente confortável e saudável - todos esses valores que são a base de nossas atividades."

Os autores pedem o fim da invasão, que consideram inaceitável. "O respeito dos vizinhos não pode ser conquistado pela força ou destruição. Mas pode ser conquistado equipando seu próprio país, sua própria casa", diz o texto que pode ser acessado aqui.

Projeto RED7 do MVRDV em Moscou. Escritório anunciou sua saída do país - Divulgação - Divulgação
Projeto RED7 do MVRDV em Moscou. Escritório anunciou sua saída do país
Imagem: Divulgação

A carta é um gesto de solidariedade com os profissionais da área na Ucrânia que foram forçados a fechar seus estúdios e se refugiaram desde que começaram os ataques. E as condenações ao atos russos seguem em outros países. Escritórios internacionais começaram a suspender suas atividades na Rússia, como o estúdio holandês MVRDV e os britânicos da Zaha Hadid Architects. A lista de sanções chegou até mesmo a competições internacionais de arquitetura, como a Bee Breeders, que removerá a Rússia da lista de países elegíveis.

Enquanto os apelos não surtem efeitos, mais nomes se juntam nessa lista contrária à invasão. Como afirma a carta dos profissionais russos, "a guerra desvaloriza a própria essência da atividade de um arquiteto e urbanista, não importa em que país esteja."