Topo

Arte Fora do Museu

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A estátua de Papai Noel que protege os marinheiros

Colunista do UOL

23/12/2021 18h05Atualizada em 23/12/2021 18h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Você já viu alguma estátua do Papai Noel nesse natal? E não vale responder que viu no shopping algumas delas. O Papai Noel em questão aqui é São Nicolau, o santo que ajudou a moldar o que virou hoje o bom velhinho. Nascido no que hoje é a Turquia, existem várias representações dele em igrejas, principalmente as ortodoxas.

A estátua de São Nicolau em Baška Voda - ynchin/Wikipedia - ynchin/Wikipedia
A estátua de São Nicolau em Baška Voda
Imagem: ynchin/Wikipedia

São Nicolau de Myra foi um dos primeiros bispos cristãos de descendência grega da cidade marítima conhecida hoje como Demre, na Turquia, no final do século III e começo do IV. Seu hábito lendário de dar presentes secretos deu origem ao modelo tradicional do Papai Noel. Nicolau, no entanto, era mais que isso. Ele ficou conhecido como Nicolau, o Realizador de Maravilhas, por seus milagres. É o santo padroeiro dos marinheiros, mercadores, arqueiros, ladrões arrependidos, crianças, cervejeiros, penhoristas, solteiros e estudantes em várias cidades e países da Europa, além de ser o santo padroeiro de vários países, como Alemanha, Grécia e Suíça. E objeto de inspiração para várias artes sacras.

É o caso da estátua dele na cidade de Baška Voda, na Croácia. A obra fica fica no porto, justamente por ele ser o padroeiro dos marinheiros, pescadores e de tudo relacionado à vida no mar. Durante o período mais frio do ano, muitos ventos fortes aparecem ao longo da costa do Adriático. Os marinheiros são cautelosos em seus deveres e fazem o melhor para transportar mercadorias, mas uma ajuda divina não faz mal a ninguém. Muitos deles encontram segurança em Nicolau.

O santo está com a mão no ar, abençoando todos aqueles que chegam em Baška Voda, bem como aqueles que partem. Em dias de ondas fortes e tempestades, é um gesto de conforto. Instalada em 1998, o autor da escultura é Mladen Mikulin. Natural de Zagreb, capital da Croácia, Mikulin ficou conhecido no país como o escultor de Jim Morrison, cantor do The Doors. Em 2001, o artista fez uma máscara mortuária de do líder da banda para substituir o busto roubado no cemitério de Paris. Até hoje o artista não recebeu apoio ou permissão para colocar seu trabalho em cima da lápide danificada.

Já a estátua de Nicolau foi instalada sem percalços. E segue protegendo todos, principalmente no dia que é celebrado. E se você falou dia 25 de dezembro, errou. O dia de São Nicolau é 6 de dezembro. Porém, hoje é quinta-feira, dia em que a Igreja Ortodoxa costuma celebrar seu nome. Portanto, feliz dia de São Nicolau com essa obra croata abrindo os caminhos para 2022.