Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Centro de São Paulo ganha exposição de videoarte em telão

Colunista do UOL

10/12/2021 11h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Programação gratuita que teve início no começo deste mês finaliza os ciclos de lançamentos das obras com mais 20 vídeos
  • Festival acontece no telão de LED inaugurado pelo Santander na agência central do Banco

Recentemente, o centro de São Paulo ganhou e perdeu uma escultura de um touro. Foi um tempo curto de exibição e praticamente ninguém sente falta da estátua. Mas a região ainda pode e deve receber arte pública. E o festival Visão Periférica traz isso não na altura do chão, mas em um painel de LED em um prédio.

Desde 30 de novembro, o Santander e a galeria Choque Cultural dão sequência a este festival gratuito e ao ar livre. Foi inaugurado um painel de LED na agência central do Banco, localizada na confluência das ruas Boa Vista, João Brícola e Ladeira Porto Geral para receber uma programação audiovisual artística com mais de 60 vídeos, animações, time-lapses e gifs.

Exposição de videoarte Visão Periférica - Divulgação Santander - Divulgação Santander
Exposição de videoarte Visão Periférica
Imagem: Divulgação Santander

Com curadoria de Baixo Ribeiro, 15 artistas de regiões periféricas do Brasil têm seus trabalhos exibidos pela primeira vez nesse formato. A exposição vai até o dia 2 de abril do ano que vem e pode ser conferida diariamente das 5h às 22h. Para obter informações sobre as obras, o visitante pode apontar seu celular para o painel e efetuar a leitura do QR code, onde aparecerão todos os dados do trabalho e da ação.

A mostra pretende apresentar no espaço público artistas que estão se sobressaindo no contexto das novas mídias visuais. As peças que são transmitidas exploram linguagens baseadas em produções gráficas digitais e generativas, vídeos-performances, animações analógicas e digitais, e utilizam a grande diversidade de recursos tecnológicos de edição disponíveis na atualidade.

Esta é a segunda programação do painel eletrônico que foi inaugurado em maio deste ano. O telão é composto por 100 módulos de LED, com 9,60m x 9,60m de dimensão e capacidade de reproduzir mais de 200 milhões de cores, com design curvo de 92 m². A estrutura está entre as dez maiores telas outdoors do Brasil.

Segundo o curador Baixo Ribeiro, "o Visão Periférica tem a intenção de oferecer ao público que frequenta as ruas do Centro de São Paulo uma experiência surpreendente e inspiradora, num respiro que ilumina a correria do dia a dia na cidade".

A lista completa de artistas conta com André Oliveira Cebola, Beatriz Shiro, Dablio Black, Dario Saquetti, Décio Ramirez, Diego de los Campos, Douglas Rocha, João Angelini, Léo Grau, Moara, Paulo O'Meira, Pink Peter, Sofia Meinberg, Valesca Medici e VJ Suave.