Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bem-estar por meio da arte

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

15/10/2021 18h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Arte faz parte da celebração do Dia Mundial da Saúde Mental
  • Iniciativa faz alerta sobre depressão e ansiedade

Quem passou pelo viaduto Sumaré em São Paulo nos últimos dias notou uma mudança de ambiente. Os parapeitos e o canteiro central ganharam cores (muitas delas, na verdade) transformando o ambiente urbano em um grande arco-íris. O autor da intervenção é o artista MENA, que usou sua arte para levantar a questão do bem-estar em campanha sobre saúde mental.

A ponte de arco-íris da Sumaré - Divulgação - Divulgação
A ponte de arco-íris da Sumaré
Imagem: Divulgação

De fato, o trânsito é um fator bem relevante para a saúde mental em uma cidade do São Paulo. O lugar escolhido para a pintura é bem exemplar do grande fluxo de carros da cidade, ao mesmo tempo que mostra um respiro de lazer com as tradicionais sessões de rapel no viaduto. Segundo MENA, "a arte é o meio de trazer ao cidadão a capacidade de se apropriar dos espaços urbanos, a oportunidade de novos olhares, uma outra forma de habitar no mundo, possibilidades de afeto nos espaços da cidade".

MENA dialoga com a diversidade cultural do entorno do viaduto. "A arte tem o poder de ampliar horizontes, trago através das cores uma nova experiência para quem passa pelo viaduto. Muito especial essa oportunidade de fazer desse espaço público um local singular." A intervenção artística, de aproximadamente 620m² de extensão, conta com girassóis ilustrativos atreladas à paleta de cores e técnica autoral de MENA. As flores são símbolo da da campanha "Bem Me Quer, Bem Me Quero: O diálogo sobre depressão e ansiedade pode salvar vidas" e a obra foi inaugurada justamente no último domingo, Dia Mundial da Saúde Mental.

Para ver o trabalho de MENA na cidade, acesse nosso site.

E veja abaixo a localização desse novo trabalho.