PUBLICIDADE
Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Empenas viram telas para artes (e games) em São Paulo

Conteúdo exclusivo para assinantes
Andre Deak / Felipe Lavignatti Felipe Lavignatti

O projeto Arte Fora do Museu nasceu em 2011 com os pesquisadores e jornalistas Andre Deak e Felipe Lavignatti, como um levantamento de obras de arte nas ruas da cidade de São Paulo. Hoje em mais de 500 cidades do mundo, milhares de obras e centenas de artistas, é um guia de arte urbana que inclui arquitetura, escultura, graffiti e mural. Andre Deak e Felipe Lavignatti são também sócios na produtora Liquid Media Lab, com projetos de comunicação digital, arte e diversos trabalhos no campo da inovação.

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

16/09/2021 13h46Atualizada em 16/09/2021 13h46

Resumo da notícia

  • Em edição cápsula, intitulada "Se Joga!", a exposição de arte digital projetada espalha game art pelo espaço público
  • Mostra escolheu 6 lugares estratégicos na cidade de São Paulo

Aos poucos, os eventos de arte ao ar livre estão voltando a São Paulo. Nesta semana está acontecendo a Mostra Play! em seis lugares estratégicos da cidade. "Se Joga!" é o nome desta edição cápsula que acontece até dia 18 com projeções em empenas de artes influenciadas por games. O mote é evidenciar o jogo como interface social em tempos de pandemia: seja proporcionando interação online através dos games entre pessoas isoladas geograficamente, seja impulsionando a prática de jogos tradicionais (tabuleiro, cartas) entre pessoas do mesmo núcleo de convivência.

Empena na Augusta da Mostra Play - Divulgação - Divulgação
Empena na Augusta da Mostra Play
Imagem: Divulgação

A mostra que já transformou o edifício da FIESP na Avenida Paulista num videogame gigante agora se apresenta em seis diferentes pontos da capital paulista, com três obras projetadas e encomendadas para os artistas digitais Lígia Alonso, Homem Gaiola e Vini Fabretti. A vinheta desta mini edição também é uma obra de arte, assinada pela VJ Letícia Pantoja.

As obras abordam a influência dos jogos e videogames na cultura contemporânea, revolucionando padrões de comportamento, criatividade e design. "A mostra Play! parte da ideia de que os jogos estão se tornando uma tendência cultural e se inserindo cada vez mais na vida urbana. Enquanto os videogames são vistos como uma organização do 'jogar' através de um espaço, a PLAY! explora o que a noção de 'jogar' pode oferecer para os espaços públicos", afirma a curadora Marília Pasculli.

Abaixo você pode conferir uma entrevista com a curadora da mostra, Marília Pasculli

.

Mostra PLAY! - edição cápsula "Se Joga!":
Datas: 10 a 18 de setembro de 2021
Horário: 18h30h às 23h
As projeção nas empenas da Augusta, Pinheiros e Pedroso já aconteceram, mas ainda é possível ver as da Sumaré, Consolação e Minhocão.

Endereços:

Empena Sumaré
R. Paris x R Dr. Paulo Vieira (Sumaré)
Empena Consolação
R. da Consolação x Rua Caio Prado (Centro)
Empena Minhocão
Via Elevado Pres. João Goulart sobre Rua Tupi (Santa Cecília)