Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Capas de disco com obras de arte

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

02/09/2021 15h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O rapper canadense Drake postou essa semana em suas redes sociais um desenho de autoria do artista Damien Hirst. A arte diz "Certified Lover Boy 3 de setembro", referindo-se ao sexto álbum de estúdio de Drake. A arte é uma série de emojis de mulheres grávidas e diz "1 de 2 por Damien Hirst", sugerindo um design alternativo para a capa do álbum que chega nas plataformas de áudio amanhã. Drake e Hirst não são os primeiros a fazerem uma dobradinha de música e artes plásticas. Selecionamos aqui 10 exemplos de capas de discos que são ilustrados por artistas. Como tratamos de Arte Fora do Museu, selecionamos artistas que tenham obras nas ruas, de grafiteiros a arquitetos. Confira a lista abaixo enquanto espera o lançamento do novo álbum do Drake (ou seria o novo trabalho de Damien Hirst?).

"The New Abnormal", The Strokes, 2020 - Arte por Jean-Michel Basquiat - Reprodução - Reprodução
"The New Abnormal", The Strokes, 2020 - Arte por Jean-Michel Basquiat
Imagem: Reprodução

Para seu sexto álbum de estúdio, a banda norte-americana escolheu a pintura "Bird on Money" de 1981 do artista Jean-Michel Basquiat. Tendo Andy Warhol, Madonna e Keith Haring como alguns de seus colaboradores, Basquiat, além de multi artista e autodidata, foi uma das maiores vozes do movimento negro na décadas de 80.

“Yankee Hotel Foxtrot”, Wilco, 2002 – Torres Marina City, por Bertrand Goldberg - Reprodução - Reprodução
“Yankee Hotel Foxtrot”, Wilco, 2002 – Torres Marina City, por Bertrand Goldberg
Imagem: Reprodução

Em uma homenagem à sua terra natal, a banda Wilco optou por ilustrar a capa de seu álbum com uma das mais memoráveis obras arquitetônicas da cidade. . Projetada pelo arquiteto americano Bertrand Goldberg, as torres do complexo Marina City são peculiares edifícios de uso misto construídos no início da década de 60.

“Unknown Mortal Orchestra”, Unknown Mortal Orchestra, 2011 - Reprodução - Reprodução
?Unknown Mortal Orchestra?, Unknown Mortal Orchestra, 2011
Imagem: Reprodução

O monumento Petrova Gora, localizado na Croácia foi projetado no início da década de 80 pelo arquiteto Vojin Baki? para celebrar 300 soldados sérvios mortos durante a Primeira Guerra Mundial. Contudo, atualmente se encontra abandonado, tendo diversas peças metálicas de seu exterior roubadas. A estranheza e fascínio causadas pela estrutura decadente foi o que convenceu a banda a usá-la para ilustrar a capa de seu álbum de estreia.

"KooKoo", Debbie Harry, 1981 - Arte por H. R. Giger - Reprodução - Reprodução
"KooKoo", Debbie Harry, 1981 - Arte por H. R. Giger
Imagem: Reprodução

A frontwoman da banda Blondie convocou o artista e cenógrafo Suíço H. R. Geiger para ilustrar a capa de seu primeiro álbum solo. Notório por ter sido responsável pela identidade visual filme "Alien, o Oitavo Passageiro", Giiger trabalhava com um aerógrafo, realizando pinturas lúdicas, porém hiper-realistas como a do rosto de Debbie Harry. Suas obras estão em galerias, mas algumas podem ser vistas nas ruas de Gruyères, na Suiça, onde fica seu museu.

"Without You", David Bowie, 1983 - Arte por Keith Haring - Reprodução - Reprodução
"Without You", David Bowie, 1983 - Arte por Keith Haring
Imagem: Reprodução

A lenda do rock optou por uma ilustração simples do até então artista emergente Keith Haring para ser a capa de seu lançamento de 1983. Poucos anos depois, o pintor nova-iorquino se tornaria um dos símbolos da arte dos anos 80, com seus personagens coloridos que desafiavam normas sociais.

"Celebration", Madonna, 2009 - Arte por Mr. Brainwash - Reprodução - Reprodução
"Celebration", Madonna, 2009 - Arte por Mr. Brainwash
Imagem: Reprodução

O grafiteiro francês Mr Brainwash foi o escolhido para ilustrar a capa do terceiro álbum de grandes sucessos da rainha do pop. Thierry Guetta, nome verdadeiro do artista, é um colaborador de longa data de Banksy. Há até quem afirme que ele seja o próprio Bansky, situação que foi desmentida pelos dois durante o documentário que fizeram juntos, "Exit Through The Gift Shop", de 2010. Ou isso pode ter sido mais uma distração de Banksy.

"Zeitgeist", Smashing Pumpkings, 2007- Arte por Obey Giant - Reprodução - Reprodução
"Zeitgeist", Smashing Pumpkings, 2007- Arte por Obey Giant
Imagem: Reprodução

A imagem da estátua da liberdade se afogando foi elaborada pelo grafiteiro americano Shepard Fairey. Famoso por sua mensagem anti-guerra e pinturas em stêncil com alto-contraste, foi a escolha perfeita para a arte do disco uma vez que "Zeitgeist" significa "O espírito do tempo", em alemão, e o espírito do nosso tempo é de destruição.

"Division Bell", Pink Floyd, 1994- Arte por Storm Thorgerson - Reprodução - Reprodução
"Division Bell", Pink Floyd, 1994- Arte por Storm Thorgerson
Imagem: Reprodução

O disco que problematiza a falta de diálogo e conta como capa conta com duas esculturas gigantescas de metal frente a frente, separadas por uma igreja é obra do artista Storm Thorgerson. Colaborador de longa data da banda, Thorgerson contou com a ajuda de Keith Breeden e John Robertson para o desenho e construção das cabeças, respectivamente.

"Dante XXI", Sepultura, 2007 - Arte por Stephan Doitschinoff - Reprodução - Reprodução
"Dante XXI", Sepultura, 2007 - Arte por Stephan Doitschinoff
Imagem: Reprodução

O brasileiro Stephan Doitschinof ficou a cargo de realizar 10 pinturas que remetessem à Divina Comédia, obra literária na qual o álbum é baseado. Dividido em três seções, assim como o inferno de Dante, o disco do Sepultura é caracterizado como um álbum conceito.

"Think Tank", Blur, 2002 - Arte por Banksy - Reprodução - Reprodução
"Think Tank", Blur, 2002 - Arte por Banksy
Imagem: Reprodução

O artista britânico Banksy, famoso por suas intervenções urbanas ácidas e insistência em manter sua identidade em segredo, afirmou que apenas concordou em pintar a capa do álbum "Think Tank" porque precisava de dinheiro.

Mapa com a localização de algumas obras do Banksy