Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Portal futurista une duas cidades na Europa

Felipe Lavignatti

Colunista do UOL

10/06/2021 11h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Instalação liga duas cidades com monitores e câmeras
  • Imagens são transmitidas em tempo real nas praças
  • Ideia é ampliar para várias cidades do mundo

Quem já viu o filme ou a série Stargate vai achar muito familiar a nova instalação artística de Vilnius na Lituânia e Lublin na Polônia. Uma estrutura circular em cada uma dessas duas cidades com um um monitor no meio e um molde futurista conecta em tempo real por meio de câmeras o que está acontecendo nas duas cidades. Assim, alguém em Vilnius pode interagir com alguém de Lublin, apesar da distância de quase 600 km entre as cidades.

A instalação recebe o nome de Portal e é uma proposta da Go Vilnius, a agência de desenvolvimento da capital da Lituânia. Benediktas Gylys, o presidente da Fundação Benediktas Gylys e aquele que foi creditado como o criador da ideia, explica que "Portal é uma ponte para o planeta unido, visando unir a humanidade, construindo uma rede de pontes virtuais em diferentes continentes e acelerando um senso de unidade global em uma pequena nave espacial chamada Terra."

Instalação Portal em Vilnius - Divulgação - Divulgação
Instalação Portal em Vilnius
Imagem: Divulgação

Apesar de falar em continentes, no momento, sua expansão prevê mais duas cidades na Europa: Reykjavik, capital da Islândia, e Londres, na Inglaterra. Por enquanto sem previsão de um Portal no Brasil.

A obra traz reflexões sobre fronteiras e o que será o futuro do turismo com a pandemia. A conexão com Stargate não é por acaso. O design circular foi escolhido por refletir uma cidade futura e por ser um símbolo de ficção científica facilmente reconhecível para esta conexão entre dois pontos. Segundo o comunicado oficial do projeto, Portal permite que uma pessoa viaje e experimente a realidade do outro lado desta ponte. Por enquanto, só em vídeo. Um portal de teletransporte segue somente no universo da ficção científica.

Veja mais detalhes dessa obra em Arte Fora do Museu.