Topo

Arte Fora do Museu

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

A estética da arte urbana em Cruella

Divulgação Cruella - Divulgação - Divulgação
Emma Stone e Emma Thompson em cartazes novos de 'Cruella'
Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

27/05/2021 12h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A cultura urbana tem aparecido cada vez mais em todos os lugares, inclusive nos maiores meios de comunicação. A estética dos graffiti começa agora a sair dos muros das capitais do mundo e ganhar as telas, inclusive nos filmes da Disney.

A designer das roupas de Cruella conta que o figurino de Emma Stone no filme foi se tornando cada vez mais estilizado, conforme a personagem se desenvolve na narrativa.

É bem claro na história que, enquanto a Cruella muda, é possível perceber também um arco narrativo através das suas roupas, explica Jenny Beaven, figurinista do filme, ao site Entertainment.

Conforme ela fica mais vilã, mais cruel, o guarda-roupas dela vai também se tornando mais esteticamente apurado e ousado. Na cena da moto, a transformação total da protagonista é mostrada pela maquiagem e roupas, totalmente inspiradas na cultura urbana disruptiva: "O elemento graffiti foi importante", disse Beavan.

Assim como a estética do rock, e depois do punk, a arte urbana vai entrando também lentamente na cultura pop. Que bom.