Topo

Arte Fora do Museu

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Arte Fora do Museu é a nova coluna do UOL: cultura e conhecimento pra você

Arte de Banksy fora do museu - REBECCA NADEN
Arte de Banksy fora do museu Imagem: REBECCA NADEN

Colunista do UOL

07/05/2021 14h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Resumo da notícia

  • Seu novo canal para se informar sobre arte urbana
  • Entrevistas, análises e agenda sobre street art e arquitetura
  • Conheça os grandes nomes das artes e suas obras

Desde 2011 o projeto Arte Fora do Museu já trouxe milhares de obras e centenas de artistas de street art e arquitetura através de um site e de nossas redes sociais. A partir de hoje o UOL passa a publicar textos dos criadores do projeto, André Deak e Felipe Lavignatti, além entrevistas e conteúdos que irão te fazer conhecer melhor esse universo da arte fora do museu.

Mas o que é arte de rua?

Murais, esculturas, adesivos, cartazes, instalações e até mesmo arquitetura são manifestações artísticas que fazem parte do nosso cenário diário e muitas vezes não nos damos conta. Você já parou para ver quantas obras de arte existem no seu bairro? No seu quarteirão? Ou mesmo onde você mora? Muita gente vive em prédios desenhados pelos mais renomados arquitetos e não se dá conta disso.

Começamos em 2011 com apenas 100 obras em São Paulo, e hoje temos mapeados mais de 2 mil trabalhos em todo mundo e mais de 200 artistas com suas páginas. Nos perfis constam informações dos artistas além de entrevistas que realizamos semanalmente sempre com um convidado diferente. E os trabalhos estão todos georreferenciados, para que você possa encontrar a arte que existe perto de você. Agora, se você quer fazer um roteiro por algumas obras, selecionamos algumas opções para passeios a pé, carro, bicicleta, metrô, como achar melhor. E, caso queira, você mesmo pode selecionar suas artes preferidas da cidade e criar seu próprio passeio. Para ver tudo que já criado pelo projeto, acesse o site arteforadomuseu.com.br.

Aqui neste espaço, você irá encontrar:

1 - Entrevistas com artistas

Toda semana o Arte Fora do Museu faz uma entrevista com um artista diferente. Publicaremos todas aqui para que você possa conhecer melhor artistas já consagrados ou mesmo ser apresentado a novos nomes. As entrevistas são feitas ao vivo todas as quartas no Instagram do Arte Fora do Museu.

2 - Notícias

Nessa coluna você vai poder ler as últimas notícias relacionadas ao mundo das artes urbanas do Brasil e do mundo. Sua oportunidade de ficar por dentro de tudo que acontece nesse segmento.

3 - Por trás das obras

Toda obra tem uma história. Dela própria e do artista. Usaremos esse espaço para apresentar a vocês análises e curiosidades dessas obras e seus criadores.

4 - Perfis de artistas

Muitos criadores dessas obras são desconhecidos do grande público. Nossa missão aqui é torná-los visíveis, contextualizando suas obras e suas carreiras.

5 - Análises

Obras, artistas e locais onde são apresentados. Cada um desses aspectos pode ganhar uma análise mais detalhada para contextualizar a arte urbana.

6 - Agenda

Você poderá encontrar aqui ainda um calendário com eventos relacionados à arte urbana. Para que você não perca festivais, exposições e cursos relacionados à arte urbana.