PUBLICIDADE
Topo

Andreza Delgado

Por que 'Greg News' é um dos programas mais importantes do país

Greg News com Gregório Duvivier. (Fonte: HBO)
Greg News com Gregório Duvivier. (Fonte: HBO)
Greg News com Gregório Duvivier. (Fonte: HBO)
Andreza Delgado

Andreza Delgado, baiana da terra do cacau, é uma das criadoras da Perifacon, a Comic Con da favela. Tem um canal no YouTube para resenhar séries, HQ's, filmes e livros e o game perifa, mas quando dá tempo tuíta pelos cotovelos.

Colunista do UOL

24/11/2020 18h48

Eu nunca pensei que um programa de humor pudesse me levar à lágrimas. Com o formato chamado de "comedy news", que repercute o noticiário com comentários ácidos, o "Greg News" traz Gregório Duvivier como âncora, apresentador e humorista, e dia desses, falando sobre família, o programa me fez chorar.

Exibido desde 2017 na HBO e no HBO Go, a obra chegou a vencer o prêmio de melhor roteiro de programa de humor da Associação Brasileira de Roteiristas. No maior estilo "Last Week Tonight", com John Oliver (que também é exibido pela HBO), o programa chegou à marca de 100 episódios.

Continua depois da publicidade

Depois que terminei com lágrimas nos olhos o episódio intitulado "Boa Noite, família", último da temporada de 2020, decidi listar os melhores episódios de "Greg News", seja pelo didatismo, humor, ou pela profundidade entregue em apenas 30 minutos.

Afinal, o 'Greg News' é um dos programas mais importantes do país.

Com uma homenagem carregada de emoção a Cadu Barcellos, assistente de direção do programa assassinado na primeira quinzena de novembro, e um papo sobre os valores da família, temos aí um brilhante material para questionar o que significa a tal "família tradicional brasileira"

Na quarta temporada, o episódio intitulado "Empregadas Domésticas" expõe delicadas relações de trabalho, enquanto solta piadas com celebridades fazendo faxina e postando em suas redes sociais. Impossível não acabar de assistir sem questionar a colonização do Brasil.

Continua depois da publicidade

Quando eu digo que o programa é uma das coisas mais importantes desse país, não é exagero. O episódio que fala sobre a polícia como a conhecemos recebeu chuvas de comentários dos próprios policiais concordando com o apresentador. Expondo e concordando com os problemas da corporação,

Mas o "Greg News" não tem só assunto sério. Brilhantemente, tivemos um episódio sobre k-pop. Além de servir como um aulão sobre a cultura da Coreia do Sul, aprendemos que investimento em cultura traz excelentes resultados para um país, e tudo sem recorrer a piadas xenofóbicas.

Continua depois da publicidade

Depois do episódio intitulado "Trolagem", eu aprendi como insultar alguém com classe. Aproveito para novamente parabenizar os roteiristas do programa. Fiquei entre passar mal de rir e ficar triste os nossos representantes neste país.

Claro que não vou deixar de fora o episódio sobre maconha. Um apanhado sobre a história da droga com relatos importantes e corajosos. E com muito bom humor, né, porque só assim para lidar com o histórico de guerra às drogas aqui no Brasil.

Como o intuito não é fazer uma lista gigante de indicações, mas te convencer que o Brasil tem jeito e que dá para fazer humor sem ser desrespeitoso, te sugiro dar passadinha no "Greg News" para ver um dos melhores programas sobre humor e política.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.