PUBLICIDADE
Topo

Andreza Delgado

Quem é Marie Javins, a nova editora-chefe da DC Comics

Marie Javins
Marie Javins
reprodução internet
Andreza Delgado

Andreza Delgado, baiana da terra do cacau, é uma das criadoras da Perifacon, a Comic Con da favela. Tem um canal no YouTube para resenhar séries, HQ's, filmes e livros e o game perifa, mas quando dá tempo tuíta pelos cotovelos.

Colunista do UOL

11/11/2020 13h05

Depois de um processo de reestruturação dentro da DC Comics, Marie Javins foi anunciada como nova editora-chefe. Ela agora será responsável pelo desenvolvimento e execução do cronograma de publicação anual da empresa, ou seja, fazer os quadrinhos circularem pelo mundão.

Aproveitando o momento de comemoração, vou te contar algumas coisas que Javins tocou ao longo da vida. O currículo é extenso. Ela começou como assistente editorial de Mark Gruenwald, o brother responsável pela editoração de títulos como "Vingadores", "Capitão América", "Homem de Ferro" entre outros.

Continua depois da publicidade

No meio, ela é bem conhecida pelo trabalho importantíssimo nos anos 1990, como editora e colorista da Marvel Comics. Para você ter ideia, Marie se envolveu em projetos como "Akira".

Ela também foi responsável pela expansão da DC Comics para o Oriente Médio e Norte da África, através do licenciamento da Teshkeel Media Group no Kuwait. Foi editora do projeto de HQ "The 99", os super-heróis árabes que são uma criação do quadrinista Naif al-Mutawa.

Vale lembrar que ela chegou a assumir como co-editora-chefe na Warner Media em agosto de 2020. Ela, que chegou a colorir mais de duas mil páginas enquanto trabalhava na Marvel nos anos 1990, também ensinou coloração digital na Escola de Artes Visuais de Nova York, da qual foi aluna.

Em seu trabalho como editora executiva de publicação global e estratégia digital da DC, ela chegou a editar títulos como "Liga da Justiça", "DC Super Hero Girls", "Harley Quinn" e "Dark Nights", e mais uma porrada de HQs famosas.

Continua depois da publicidade
leitores desavisados reagindo sobre o novo cargo de Marie Javins - reprodução internet - reprodução internet
Imagem: reprodução internet

Mesmo com um longo e extenso currículo, ainda tem quem pense que Marie Javins não tenha capacidade —o que diz mais sobre o machismo no mundo dos quadrinhos do que a capacidade da incrível profissional que é Marie.

Boa sorte para ela! E que venham mais novidades.