Topo

Andreza Delgado

Biel é a prova de que não existe 'cultura do cancelamento'

Biel é assunto entre Luiza e MC Mirella em "A Fazenda"
Biel é assunto entre Luiza e MC Mirella em "A Fazenda"
Transmissão/Record TV

Colunista do UOL

15/10/2020 15h51

Não sou uma grande fã de "A Fazenda", só acompanho o reality show pelo Twitter para ver os bons memes e a empolgação dos meus colegas Chico Barney e Aline Ramos. Com pouco mais de um mês de exibição na Record, o programa conta com a participação de famosas como Jojo Todynho e MC Mirella.

Mas mesmo acompanhando o programa de rabo de olho, não dá para fingir que não sei da existência de um dos "fazendeiros", que tem histórico de agressão. MC Biel já foi duas vezes para "roça" e voltou, provando que está fazendo hora extra no programa.

Continua depois da publicidade

Por isso, meus caros, quero aproveitar o assunto para falar sobre a tal "cultura do cancelamento", que várias pessoas juram que existe.

A chamada cultura do cancelamento consiste num movimento popular de linchamento virtual de pessoas públicas, influenciadores, artistas e afins, após os mesmos cometerem "erros" —que podem envolver racismo, agressão de gênero etc.

Como então estaríamos vivendo o "auge" da cultura do cancelamento se um rapaz com histórico de agressão tem tanto apreço do público?

MC Biel foi acusado de agressão por parte de sua ex-companheira Duda Castro, com quem morava fora do país. Vídeos e fotos de hematomas tomaram conta dos tabloides e redes sociais.

Continua depois da publicidade

A internet, aquela que "não esquece", segundo os que acreditam na cultura do cancelamento, parece ter esquecido que o cantor também foi alvo de denúncias de assédio. Uma repórter que o entrevistou ouviu o MC dizer a ela: "Se te pego, te quebro no meio".

Mas nada disso parece importar e abalar o galã (?), que segue com 6 milhões de seguidores no Instagram, em meio as mensagens de apoio. Isso sem falar na coragem e auto-estima de recitar "Negro Drama", dos Racionais MC's, ao ser mais uma vez indicado para a roça.

Bom, com cinco minutos de pesquisa e meu breve conhecimento sobre "A Fazenda", pude constatar que essa tal cultura de cancelamento deve ser igual a bicho-papão, que não existe. Ou pior: é papo de quem não quer assumir suas responsabilidades diante dos atos cometidos.