Topo

Andreza Delgado

Dráuzio Varella: o médico se tornou um ícone da cultura pop

Drauzio Varella ilustrado por @cianobu
Drauzio Varella ilustrado por @cianobu
Divulgação

Colunista do UOL

13/10/2020 08h40

Drauzio Varella, além de médico oncologista formado pela USP, cientista e escritor best-seller, se tornou um ícone da cultura pop brasileira.

A verdade é que se vendesse Funko do Dr. Drauzio, eu compraria.

Homenagem Drauzio  - ilustração feita pelo artista @cianobu - ilustração feita pelo artista @cianobu
ilustração feita pelo artista @cianobu em homenagem ao Dr Drauzio Varella
Imagem: ilustração feita pelo artista @cianobu
Continua depois da publicidade

O médico mais querido do Brasil foi alçado a ícone da cultura pop depois do meme "né, minha filha?". Frase que surgiu enquanto o médico realizava uma emocionante entrevista para o "Fantástico", sobre a situação carcerária da população transexual no Brasil.

Pois o meme transcendeu e ele virou referência para artes e até músicas —uma delas lançada por uma ex-BBB.

Após uma pesquisa minuciosa, cheguei a alguns hits (sim, alguns ultrapassaram milhões de visualizações no YouTube) que espalham a palavra do doutor Drauzio.

O som das funkeiras Mila e Lya ultrapassa a marca de 4 milhões de views, e o clipe, da KondZilla, é uma superprodução.

E partimos para a ex-BBB Flay que, com o cantor Jerry Smith, soltou um funk intitulado "Saudades, né, Minha Filha". O clipe com participação de Bianca "Boca Rosa" Andrade conta com a marca de 16 milhões de visualizações no YouTube.

Continua depois da publicidade

E claro que o brega e sua fábrica de hits não deixaria o bordão "saudades, né, minha filha" escapar. A versão de JV Farra, com 19 mil visualizações no YouTube, foi a que mais gostei.

Além de inspirar letras de música quarentena afora, a frase de Drauzio virou uma hashtag no Instagram marcada em mais de 9 mil fotos. Tudo para relembrar os bons tempos pré-pandemia.

Inclusive, dia desses, a Mariana Varella, filha de Drauzio, mostrou no seu Twitter um presente com a frase do pai bordada.

Continua depois da publicidade

Além de músicas, bordados, hashtag bombada no Instagram, ilustrações, fã-clube e memes, nós ainda podemos nos divertir com Drauzio em seu canal no YouTube, onde lê e responde comentários.

Nunca viu? É maravilhoso.

A ilustração que abre esta coluna foi cedida pelo @cianobru, obrigada!