Topo

Andreza Delgado

Continuações de filmes são necessárias?

Exterminador do Futuro - Divulgação
Exterminador do Futuro Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

12/08/2020 08h00

Dia desses, motivada pelo rancor pelo que fizeram com a saga "O Exterminador do Futuro", que foi piorando filme a filme, lancei um desafio para as pessoas nas minhas redes sociais. Pedi para que meus seguidores me mostrassem sequências que não estragaram a magia dos filmes originais.

Veja bem, estamos falando de muita frustração, ok? Baseada em sequências terríveis, a ponto de você querer esquecer até o filme que foi bom.

Por exemplo, o que fizeram com "O Exorcista", primeiro filme de William Friedkin baseado no romance homônimo do escritor americano William Peter Blatty. Clássico do cinema, muito importante para o gênero do terror na indústria cinematográfica, "O Exorcista" ganhou uma continuação tenebrosa. O próprio diretor do primeiro filme, que não teve participação no segundo e se orgulha muito disso, declarou: 'O Exorcista 2: O Herege' segue sendo o pior filme que já vi'.

Ou seja, temos um ponto.

Ainda nas decepções de terror, o que dizer do estrago feito por "A Bruxa de Blair 2"? Além de desnecessário, quase acaba com o grande legado de ser o pioneiro do gênero de found footage (filmes que dão a sensação de terem sido gravados com câmera na mão, como uma filmagem caseira).

E não fica só no terror não.

Exemplos como o já citado "O Exterminador do Futuro" (Basicamente TODA a sequência), "Efeito Borboleta 2", "Velocidade Máxima 2"... OK, vou parar de falar.

PORÉM, o desafio trouxe grandes resultados! Fui totalmente refutada (ainda bem!) e lembrei que dá para fazer sequências de sucesso, sim.

Aqui vão algumas...

"Procurando Dory" (2016)

"De Volta Para o Futuro 2"

A trilogia "Senhor dos Anéis"

A trilogia "Batman Cavaleiro Das Trevas"

As sequências de "John Wick"

'

A sequência de o "Silêncio Dos Inocentes", apresentada como "Hannibal", e tudo que veio depois

"O Poderoso Chefão"

E aí!? Deu tempo de pensar mais continuações boas? Ou chegar à conclusão que que continuações são desnecessárias?