Amaury Jr.

Amaury Jr.

Siga nas redes
Opinião

Projeto Meninos: sonhando com homens que se importam com saúde mental

O projeto Meninos - Sonhando os homens do futuro, realizado pelo Papo de Homem e Instituto PDH, ouviu mais de 11 mil adolescentes no Brasil, México e Argentina. O objetivo foi entender dores e sonhos de meninos entre 13 e 17 anos e criar caminhos para uma masculinidade mais saudável.
A pesquisa revelou que 6 em cada 10 meninos não têm uma referência positiva de masculinidade. Entre os dados, destacam-se o uso excessivo de telas, dependência de jogos online (21,6%) e pornografia (19%). Muitos adolescentes afirmam buscar em influenciadores digitais as referências que não encontram em casa.

Imagem
Imagem: Reprodução

Entre as meninas, os números também preocupam: 53% sofrem de ansiedade, 35% têm insônia e 20% lidam com pensamentos suicidas.
Os dados acendem um alerta sobre a importância da presença ativa de pais e mães. A ausência de diálogo e de limites abre espaço para que a internet ocupe um papel que deveria ser da família. O projeto convida todos a refletirem sobre seu papel na formação emocional dos adolescentes.

Mariana Ruske Arantes Pereira
Mariana Ruske Arantes Pereira Imagem: Divulgação

A fundadora da Senses Montessori School, Mariana Ruske Arantos Pereira, que atua com desenvolvimento infantil, comportamento e prevenção à violência sexual, reforça a importância de criar espaços de escuta e formação em escolas, comunidades e empresas.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.