Amaury Jr.

Amaury Jr.

Siga nas redes
Opinião

Ney Matogrosso ganha exposição no MIS em São Paulo

Um dos maiores intérpretes da música brasileira, Ney Matogrosso completa 50 anos de carreira em 2025 e ganha homenagem no MIS, Museu da Imagem e do Som de São Paulo. A mostra faz um percurso cronológico pela obra do artista, passando por cada década de sua atuação na frente dos palcos - desde a estreia como vocalista do grupo "Secos & Molhados", até seu mais recente álbum "Nu com minha música", o primeiro concebido separadamente de um show.

Exposição "Ney Matogrosso"
Exposição "Ney Matogrosso" Imagem: Divulgação

Dividida em seis áreas, a exposição exibe centenas de elementos têxteis como figurinos e adereços de shows e videoclipes, além de documentos, capas de álbuns, pôsteres e CDs. Há trechos de uma entrevista concedida por Ney Matogrosso ao programa Notas Contemporâneas, do MIS, na ocasião dos 45 anos do museu. Diversas fotografias emblemáticas de todas as fases do homenageado estão na exposição também, em obras de Madalena Schwartz, Thereza Eugênia, Ary Brandi e Daryan Dornelles.

Exposição "Ney Matogrosso"
Exposição "Ney Matogrosso" Imagem: Divulgação

A curadoria é assinada pelo diretor-geral do MIS, André Sturm, o projeto expográfico é dos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá e os textos da exposição foram compostos pelo jornalista Julio Maria, autor de "Ney Matogrosso - a biografia", lançada pela Companhia das Letras em 2021.

"Antes de tudo sou um fã do Ney Matogrosso desde os anos 70. É um imenso prazer poder levar aos visitantes do MIS a história desse artista único do cenário brasileiro, que segue com a mesma energia mobilizando o público", afirma André Sturm, curador e diretor-geral do MIS.

Exposição "Ney Matogrosso"
Exposição "Ney Matogrosso" Imagem: Divulgação

A exposição conta com elementos cenográficos desenvolvidos pela Paris Entretenimento, exclusivamente para o filme "Homem com H". O filme, que tem previsão de lançamento para maio, tem direção de Esmir Filho e conta com o ator Jesuíta Barbosa no papel de Ney Matogrosso.

Na exposição do MIS é a primeira vez onde a coleção poderá ser vista em sua integridade, com mais de duzentos itens que vão de calçados a adereços de cabeça, da década de 1970 aos anos 2000.

Continua após a publicidade

SERVIÇO
Exposição "Ney Matogrosso"
Local: Museu da Imagem e do Som - MIS | Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: a partir de 21 de fevereiro.
Horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Ingresso: terças-feiras gratuitas; terceira quarta-feira do mês: ingresso gratuito, retirar apenas na bilheteria física do MIS no momento da visita (parceria B3). Vendas: plataforma Megapass.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.