Amaury Jr.

Amaury Jr.

Siga nas redes
Opinião

Exposição apresenta imagens inéditas sobre a Praça e a Catedral da Sé

A expansão da cidade de São Paulo de uma pequena capital de província (atrás de cidades como Cuiabá, Niterói e Fortaleza) a uma das maiores metrópoles do mundo é um dos temas que pode ser observado na exposição "Sé: Catedral, Praça e Marco", que acontece a partir de 15 de agosto dentro da própria Catedral, com entrada gratuita.

Praça da Sé
Praça da Sé Imagem: Acervo Museu Paulista

Com 115 fotos, a mostra enfoca diversos momentos da Praça da Sé e da construção da principal igreja do município (que teve suas obras iniciadas em 1912 e está completando 70 anos em 2024). Imagens inéditas dos operários que ergueram o templo ao longo de mais de 40 anos evidenciam a proporção da construção e detalhes que até então nunca tinham sido exibidos ao público.

O Largo da Sé em 1862
O Largo da Sé em 1862 Imagem: Militão Augusto de Azevedo

A imagem mais antiga, de Militão Augusto de Azevedo, mostra o Largo da Sé e trata-se de um dos primeiros registros fotográficos da cidade (1862). Cinquenta anos depois, o largo (junto com a primeira Catedral, de estilo barroco) seria demolido, dando lugar a uma praça oito vezes maior. As 115 imagens da mostra encontravam-se dispersas em arquivos públicos e privados (como do Instituto Moreira Salles, Museu Paulista, Arquivo Metropolitano da Cúria e outros) e foram reunidas pela primeira vez para a exposição.

SERVIÇO
Exposição "Sé: Catedral, Praça e Marco"
Local: Catedral da Sé. Praça da Sé, S/N.
De 15 de agosto de 2024 a 17 de novembro de 2024.
Das 10 às 17 horas. Entrada Gratuita.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes