Amaury Jr.

Amaury Jr.

Siga nas redes
Opinião

Empreendedoras brasileiras no palco do Cannes Lions 2024

A apresentação intitulada How to: Blend ESG into Your Creative Equation (Como integrar ESG na equação criativa, em tradução livre), é uma provocação criativa onde forças divergentes — regeneração e lucro — se potencializam, convidando a plateia, profissionais de criação, estrategistas e executivos, a desafiar o status quo utilizando o ESG (ambiental, social e governança) como um território estratégico-criativo para marcas e negócios.

Dilma Campos, Erlana Castro e Paula Trabulsi
Dilma Campos, Erlana Castro e Paula Trabulsi Imagem: Divulgação

Dilma Campos, CEO da Nossa Praia, Head de ESG na B&Partners.co e jurada no Cannes Lions Festival em 2022 e 2023; Erlana Castro, Fundadora e Líder da Comunidade Criativa e Think Tank #ESGpraJÁ, Professora Convidada na Fundação Dom Cabral; Paula Trabulsi, Cineasta, Designer Multinarrativas, Conselheira nas áreas de Cultura, Entretenimento e ESG, e Fundadora da ASAS.BR.COM- Coletivo Internacional de Inteligência Criativa. Três lideranças da comunicação no Brasil, se reuniram e propuseram aos curadores uma apresentação provocativa e original para o Cannes Lions International Festival of Creativity 2024, o mais importante evento de criatividade do mundo, este ano celebrando 71 anos e prometendo ser a maior edição da sua história.

A curadoria foi do eixo Talent and Cultures (Talentos e Culturas), focada nas pessoas e práticas por trás de organizações criativas que prosperam.

Erlana, Dilma e Paula, junto com a comunidade #ESGpraJÁ, desenvolveram uma ferramenta estratégica open source (código aberto) e em Cannes, discorrem sobre a compreensão dos mecanismos de mudança em jogo, o ESG como território criativo, a capacidade de conectar ideias aparentemente díspares, reunir insights, criar sentido e acelerar a jornada de transformação do negócio através desse novo framework: o Business Model (RE)Generation Canvas.

"O Business Model Canvas (BMC) original - de autoria do Alex Osterwalder e demais coautores - está entre as ferramentas criativas mais usadas no ambiente de negócios. Ao invés de criarmos um framework novo, hackeamos o mais familiar, para que as comunidades de startups, scaleups, inovação, estratégia, marketing e criatividade incorporem essas novas provocações, rapidamente", explica Dilma Campos.

Erlana Castro reitera e diz o que será apresentado: "Nós gostamos de distinguir que não produzimos conteúdo, produzimos conhecimento. Somos um Think Tank numa comunidade de prática experiente e com muita casuística. Tudo que fazemos é open source, pois o propósito do #ESGpraJÁ é - literalmente - aprender a ler pra ensinar os camaradas - como diria Maria Bethânia".

"Temas complexos precisam de respostas complexas traduzidas em linguagem objetiva, simples e sexy. Embarcamos no desafio de narrar sobre esses dois territórios - lucro e regeneração - vistos normalmente como excludentes, mas que, depois da soma de inúmeras mentes e mais de 200 horas de sinapses, viraram convergentes!", finaliza Paula Trabulsi.

A extensa programação do Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions apresentará mais de 150 horas de conteúdo, com cerca de 500 palestrantes de todo o espectro da criatividade, incluindo Deepak Chopra, Google, Guiness, Jay Shetty, Queen Latifah e Marc Pritchard.

Continua após a publicidade

O Festival acontece de 17 a 21 de junho, em Cannes, na França e o painel How to: Blend ESG into Your Creative Equation, de Dilma Campos, Erlana Castro e Paula Trabulsi, acontece no dia 18 de junho, das 12h45 às 13h15 (CET), no Atelier, Rotonde.

Imagem
Imagem: Divulgação

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes