Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É impossível não se emocionar com o documentário dos Racionais MC's

Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo - Alile Dara/NETFLIX
Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo Imagem: Alile Dara/NETFLIX

Colunista do UOL

17/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tudo é fase, menos os Racionais MC's.

Após 32 anos de história de carreira, estreou na Netflix o documentário "Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo". Pelas lições e reflexões apresentadas, muita gente considera que a obra é uma verdadeira aula. De fato, é isso, mas não só. Além do caráter educativo, é impossível não se emocionar com as histórias contadas por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.

É praticamente um milagre que o documentário exista. É um milagre que os quatro estejam vivos até hoje. Ao contrariar as estatísticas, a falta de oportunidades, a ausência de direitos básicos e a violência policial na cola, os Racionais MC's sobreviveram. E fizeram isso cantando e denunciando essa realidade. Isso já é um feito e tanto.

Essa é a mensagem que o grupo passa ao longo do documentário, e que a diretora Juliana Vicente conseguiu captar muito bem. A missão que assumiram ainda jovens fez a vida de cada integrante se tornar um espelho do que muitos viviam e ainda vivem nas periferias do país.

Ao longo das entrevistas, todos deixam claro que o objetivo principal do grupo era cantar e levar arte aos pretos e pobres. Ninguém disse qual o propósito do documentário, mas é possível notar que o foco se mantém voltado para o mesmo público-alvo.

É emocionante assistir Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay contarem a própria história para o mundo todo ouvir. Mesmo em meio a tantas injustiças, eles ainda nos deixam uma mensagem de esperança.

"Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo" não é apenas um registro biográfico de um grupo de rap, é um documentário sobre o Brasil. A história dos Racionais MC's é a história de um povo.