Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Discreta, Jade Picon usa silêncio como estratégia para lidar com polêmicas

Jade Picon viverá influenciadora vítima de "fake news" em novela - Reprodução/Instagram
Jade Picon viverá influenciadora vítima de 'fake news' em novela Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

14/05/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Após as notícias de que fará par romântico com Chay Suede na próxima novela das nove da Globo, Jade Picon não abriu a boca para falar sobre o tema. Enquanto debatem com energia sobre o seu talento (ou falta dele) como atriz, a ex-BBB aproveitou a noite de quinta-feira (12) para conversar com os seus seguidores enquanto fazia skincare.

Foram muitos os assuntos tratados, e nenhum deles foi a polêmica em que está envolvida. O silêncio da influenciadora passa até a impressão de que nada está acontecendo.

Porém, um vídeo que ela compartilhou nos stories do Instagram foi considerado uma resposta às críticas que têm recebido. Jade dublou o trecho de uma música da banda Lagum.

Olha, vê se não é um lindo dia
Pra ofender alguém
Principalmente se esse alguém sou eu.

O deboche e a sutileza são eficazes porque dão uma resposta às críticas, mas ao mesmo tempo comunicam que ela não vai gastar muita energia com o que estão dizendo.

Essa postura chama atenção se comparada ao comportamento da maioria dos famosos inseridos no mesmo meio de Jade. Enquanto muitos se valem de polêmicas para ganhar espaço, ela busca o caminho oposto.

Pós-BBB

Logo que saiu do BBB 22, Jade adotou essa estratégia. Após passagem pelo programa marcada por polêmicas dentro e fora do jogo, ela conseguiu reverter os estragos maiores que o reality show poderia causar à sua imagem.

Enquanto outros ex-BBBs se manifestavam sobre cada detalhe do que acontecia na casa, Jade focou na própria carreira. Ela não falou sobre Arthur Aguiar e muito menos de outros participantes. O único lugar em que a vimos assistindo ao programa foi no TikTok da Anitta.

Quando Dani Calabresa brincou com o boato de que Jade estaria se relacionando com o surfista Gabriel Medina, a influenciadora deu a seguinte resposta:

Já é difícil estragar a minha vibe em qualquer lugar, imagina no meu cantinho favorito do mundo. Feliz demais.

Na época, ela estava em viagem para Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Fazenda

Esse jeito de lidar com as polêmicas não é novidade. Durante A Fazenda 13, Jade viu a sua vida virar do avesso após o modelo Gui Araújo dizer que ficou com ela enquanto a influenciadora ainda namorava o ator João Guilherme.

Jade, que na época estava viajando com o irmão, manteve o silêncio por muito tempo. Depois, usou o Twitter para negar as acusações de que traiu o ex-namorado. Tudo foi feito de um modo sóbrio, e ela não voltou mais no assunto.

Resultados

Discreta, Jade escolhe bem o que vai expor ao público e como vai fazer isso. Provavelmente, ela será a participante do BBB 22 que mais rápido vai se livrar do rótulo de ex-BBB. O valor que tem faturado com publicidade chama atenção, mas é fruto da estratégia adotada para a sua construção de carreira.

Jade Picon pode até não estar 100% preparada para ser uma atriz global, mas a sua imagem já está pronta para esse posto.