Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rafa Kalimann: críticas mostram que nenhum corpo escapa da pressão estética

Reprodução / André Nicolau
Imagem: Reprodução / André Nicolau

Colunista do UOL

09/05/2022 16h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Rafa Kalimann compartilhou um momento feliz em família e isso se tornou um pesadelo para ela. Nos comentários da sua foto no Instagram, há uma enxurrada de críticas. O principal incômodo das pessoas é com o corpo magro da apresentadora.

Ela não é a primeira celebridade a ter que lidar com críticas pesadas sobre o próprio corpo por estar magra. Bruna Marquezine passou por algo parecido em 2018, quando publicou uma foto em Veneza, na Itália. A onda de comentários negativos levou a atriz a fazer uma série de vídeos sobre pressão estética e autoaceitação.

As críticas que essas celebridades sofrem por serem consideradas magras demais passam um recado muito claro a todas as mulheres: nenhuma de nós está livre da pressão estética. Se nem o corpo magro, que é considerado o padrão, atende às expectativas, qual corpo será aceito? Ninguém deveria ser alvo dessa forma.

Os comentários assustam pela crueldade porque reforçam padrões estéticos que adoecem mulheres. Quando o nosso corpo está ali apenas para cumprir a expectativa de outras pessoas, a saúde e o bem-estar ficam em segundo ou terceiro plano. E isso é perigoso por inúmeros motivos.

Celebridades trabalham com a própria imagem, mas isso não significa que devem ser desumanizadas. Por mais bem intencionado que seja, um conselho de que ela deveria emagrecer ou engordar ignora diversos contextos que a pessoa pode estar vivendo.

Seja com amigos, familiares ou famosos no Instagram, evite falar sobre o corpo do outro como se fosse um espaço público. Corpos carregam memórias, identidade e traumas, por isso devem sempre ser respeitados.