Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Briga entre Ícaro e Leifert mostra como racismo é tema mal resolvido no BBB

Globo/João Cotta
Imagem: Globo/João Cotta

Colunista do UOL

24/12/2021 11h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ser uma pessoa negra e estar no Big Brother Brasil é estar sujeita a ataques racistas de todos os tipos, dentro ou fora do programa. Ícaro Silva nem entrou no BBB, e pelo visto não vai mesmo participar. Ainda assim, já experimentou um pouquinho do que acontece com negros que participam do maior reality show do país.

Racismo em tudo

Ao criticar o BBB e deixar claro o seu desprezo pelo formato, o ator virou para-raio de racistas. Muita gente não engoliu a resposta dele a Tiago Leifert por "apelar para a militância", como alguns dizem. Há uma percepção de que pessoas como Ícaro, ou seja, negras, veem racismo em tudo.

Mas aí te pergunto: como não ver racismo em tudo se ele realmente está em tudo? Como não ver racismo na resposta de Leifert, que num dia exalta uma das participantes que mais fez comentários racistas no programa e no outro está tentando humilhar um ator negro com o papo de "pagamos o seu salário"?

Se uma crítica boba ao BBB incomoda mais que uma sequência absurda de comentários racistas dentro do programa, é sinal de que o racismo não só está em tudo, como é celebrado.

Tema mal resolvido

A resposta de Leifert a Ícaro também evidencia como tanto o programa quanto o público lidam muito mal com os casos de racismo na casa mais vigiada do Brasil.

No BBB 21, o apresentador fez uma intervenção positiva para falar dos comentários de Rodolffo sobre o cabelo de João Luiz. Ainda assim, o professor foi alvo de muitos comentários racistas nas redes sociais e ofendido por reagir a algo que o machucou. Veja bem, João foi tratado como uma espécie de vilão por ter denunciado uma atitude racista.

Antes disso, a edição 19 teve como vencedora Paula Von Sperling, que fez inúmeros comentários racistas e cheios de intolerância com religiões de matriz afro durante o programa. Hoje ela é lembrada por Leifert como uma participante importante na história do programa.

No BBB 18, Leifert usou o discurso de eliminação de Nayara de Deus para dizer que representatividade não importa. A jornalista tinha falado algumas vezes sobre racismo dentro da casa e a importância de termos mais pessoas negras como referência na TV.

Na edição 16, Ronan criticou o programa por conta de uma esponja com o formato de cabelo black power colocada na cozinha. Fora da casa, recebeu ataques racistas pela atitude.

Necessidade de amadurecimento

A lista de casos de racismo é longa, mesmo tendo negros como minoria no BBB. A situação só mudou na última edição, que teve um recorde de participantes não-brancos.

O que parece ser só mais uma treta entre famosos também pode ser um ponto de virada interessante. Ícaro jogou a merda no ventilador, e ela está se espalhando até agora. Muitos artistas e famosos têm se posicionado. E isso é essencial, ajuda o BBB a amadurecer um pouco mais, mesmo que a duras penas.

A briga entre Ícaro e Leifert veio para mostrar novamente como racismo é tema mal resolvido no Big Brother. E no Brasil.

O que será que nos espera na próxima edição?