Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como Deolane Bezerra consegue ser assunto o tempo todo

Reprodução/ Instagram
Imagem: Reprodução/ Instagram

Colunista do UOL

13/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É difícil achar algum canto da internet que não esteja falando de Deolane Bezerra neste momento. A advogada estourou de vez, furou a sua bolha e chamou atenção de um público muito maior. A doutora, como é conhecida, virou meme por conta de uma discotecagem confusa da música "Bipolar", dos MCs Davi e Don Juan. Ela tem sabido aproveitar bem a onda, entrou na brincadeira e até aproveitou para divulgar o seu show, que já está com ingressos esgotados.

Instagram: conteúdo próprio e rede de fofocas

Porém, o meme é só a ponta desse iceberg que é Deolane. Já faz algum tempo que ela joga esse jogo de influência e mídia muito bem. O Instagram é a principal plataforma usada pela doutora para promoção individual. Antes de ganhar mais notoriedade com a morte de MC Kevin, ela já dominava um grande nicho da plataforma com sorteio de procedimentos estéticos, Iphones, além de bastidores da vida artística do então marido e da tumultuada relação que tinha com ele.

Desde então, a doutora não parou de crescer, sempre se adaptando e buscando novos formatos de conteúdos próprios que a divulguem. Ela alimenta o seu perfil com fotos e muitos vídeos, seja no feed ou nos stories. Além disso, faz lives para quase 13 milhões de seguidores com muita frequência.

Todo esse material alimenta outros perfis de Instagram focados em fofocas de famosos. Deolane também está sempre presente comentando as publicações dessas páginas, o que já pode ser por si só uma polêmica em algumas situações. Outra estratégia usada por ela é passar conteúdos inéditos com exclusividade para alguns perfis.

A vida como um reality show

Com os realities shows cada vez mais em alta, Deolane não poderia ficar de fora. Junto com as duas irmãs, as também advogadas Danielle e Dayanne Bezerra, ela lançou o reality "As Doutoras". Veiculado no Youtube, o programa acompanha o dia a dia delas e funciona como uma versão mais simples e brasileira do Keeping Up with the Kardashians.

E tem mais: o trio anunciou que em breve vem aí uma nova atração, a "Mansão das Doutoras". É mais conteúdo próprio que alimenta a curiosidade de um público cada vez maior e ávido pelo acesso à intimidade das celebridades que acompanha.

Jargões como identificação

Apesar de ser uma figura controversa, Deolane tem muito carisma. Os jargões usados por ela - "exquece", "a mãe tá estourada" e "a mãe tá on e roteando" - são muito fáceis de pegar e serem repetidos pelos seus seguidores à exaustão.

As frases já viraram uma marca e dizem muito sobre a origem e o passado da advogada. As expressões são populares entre um público mais jovem e de periferia, e o "esquece" já era uma marca de MC Kevin.

Personalidade única e sem muro

Na contramão da maioria dos influenciadores, Deolane se posiciona politicamente. Ela já declarou mais de uma vez que é apaixonada por Lula e fará campanha para ele nas eleições de 2022.

Enquanto muitos fogem e preferem ficar em cima do muro, ela cai para cima e expõe as suas opiniões. Num país polarizado politicamente, a opinião dela é mais um tema a ganhar a arena de debates.

Boa de briga

Quando o assunto é treta, Deolane bate de frente com qualquer pessoa que ouse falar mal dela publicamente. Nessa, já pegou para si até indireta que não era para ela. Sempre tem alguém falando mal da doutora por aí, e ela está sempre respondendo de maneira enfática. Boa de briga, consegue mostrar a sua personalidade ao mesmo tempo em que alimenta veículos de imprensa e redes sociais com mais conteúdo sobre si.

Influenciadora, DJ, cantora, participante de reality show e nome de prato no Paris 6. Deolane é tudo isso, e ela mesma faz com que ela seja tudo isso. Num universo de tanta gente sem sal no Instagram, é óbvio que ela vai ganhar destaque. Enquanto você lia esse texto, ela já com certeza já entrou em outra polêmica. Difícil esquecer, né?