Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Verdades Secretas 2 não é tão ruim, a gente só não estava preparado

Camila Queiroz como Angel em "Verdades Secretas 2" - Reprodução/Instagram
Camila Queiroz como Angel em 'Verdades Secretas 2' Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

29/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Verdades Secretas encerrou a primeira temporada no auge. A novela proibidona e com trama rocambolesca virou assunto, conquistou corações e transformou as carreiras de Camila Queiroz e Agatha Moreira.

Com tanto sucesso, as expectativas para a segunda temporada foram lá no alto. Seis anos depois, nos agarramos à memória afetiva esperando algo semelhante ao que assistimos na novela de 2015. Obviamente, isso não aconteceu.

Nem todos os atores voltaram para a segunda fase, e novas caras surgiram. Além disso, os tempos são outros, a trilha sonora é outra e a trama nem se fala. Está tudo diferente, e muita gente não gostou.

Verdades Secretas 2 tem uma mudança significativa em relação à primeira temporada: a direção artística. Amora Mautner assumiu a função e deixou as suas marcas em cada detalhe, principalmente nas cenas de sexo. Enquanto o seu antecessor, Mauro Mendonça Filho, tornou os momentos eróticos da trama o mais real possível, ela nos apresenta o oposto.

As performances sexuais coreografadas e repletas de danças viraram meme. Ninguém entende por que Giovana (Agatha Moreira) dança o tempo todo. A principal reclamação é de que essas representações não são reais e que "ninguém transa assim". Mas há uma explicação: as cenas não foram feitas para serem reais. Em entrevista ao jornal O Globo, Amora explicou que essa é a sua visão sobre sexo: mais feminino, lúdico e focado na sedução.

Se Verdades Secretas 1 chocava, a segunda temporada não vai mexer com as nossas emoções da mesma forma. Fotografia, sexo, figurino e cenografia levam a novela para um mundo paralelo e desconhecido pelo público. É um cenário irreal, mas que torna até as cenas mais pesadas de violência algo mais fácil de assimilar.

Walcyr Carrasco está vivendo sob a sombra dele mesmo. Por isso, nada é perdoado pelo público, desde os furos de roteiro até a iluminação neon presente em todas as casas. Verdades Secretas 2 não é tão ruim, a gente só precisa se acostumar.