Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Novos preconceitos afetam participantes de A Fazenda. Saiba quais

Arcrebiano - (Foto: Reprodução/Instagram) - Reprodução / Internet
Arcrebiano - (Foto: Reprodução/Instagram) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

08/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Novos preconceitos têm surgido em A Fazenda 13. Fobias até então pouco conhecidas, mas que já ganharam bastante espaço com o reality. Alguns deixam até o pessoal com inveja. Afinal, quem não quer sofrer com a ricofobia?

De forma direta ou indireta, tem sido inusitada e peculiar a forma como os participantes têm inovado quando o assunto é a discriminação que sofrem, com direito até a neologismos. Nem o dicionário está pronto para o vocabulário surgido em torno da Fazenda.

Aqui estão os principais novos preconceitos que o elenco de A Fazenda 13 apresentou para a gente:

Bonitofobia

Depois de sofrer e ser eliminado precocemente em dois realities shows da Globo (BBB 21 e No Limite), Arcrebiano chegou à sede de A Fazenda cheio de confiança em si e com autoestima para lá de elevada. Como destacou o colunista Chico Barney, o ex-affair da Mamacita nos surpreendeu com alegria e frases completas.

Mas se tem uma coisa que tira Arcrebiano do sério é sofrer julgamentos. Em conversa sobre o assunto com Tati Quebra Barraco e Mileide Mihaile, o modelo desabafou sobre o preconceito que as pessoas bonitas sofrem. O público logo entrou na brincadeira e deu um nome para a reclamação de Bill: bonitofobia.

"As pessoas julgam de uma forma totalmente diferente. Falar uma coisa pra vocês: gente bonita também sofre. Gente bonita também tem história. É fod*. Eu já sofri pra caral**. Se eu contar a minha história, fod*", afirmou o Arcreboy.

Gostosofobia

Solange Gomes resolveu ser a porta-voz de um grupo de pessoas que sofre de um sério problema: o preconceito por serem gostosas. Em conversa com Tiago Piquilo e Victor Pecoraro, a ex-banheira do Gugu levantou essa bandeira e ela mesma criou o termo para a discriminação: gostosofobia.

"As pessoas acham que eu 'ah, bonitona, não sei o que'. Primeiro que acham que eu tenho 50 homens: um, paga uma conta, outro dá um carro, outro não sei o quê. É isso que passa na cabeça das pessoas. E é o contrário, não é nada disso. É o que eu falei do preconceito, da gostosofobia", revelou.

Victor não entendeu muito bem a explicação e perguntou se a palavra gostosofobia existe. Solange completou: "Não! É um preconceito, né? De mulher sensual, mulher gostosa, bonita, mulher que trabalha com a sensualidade. As pessoas acham que a mulher é burra, que a mulher não sabe fazer nada, que tem uma vida fácil. É um preconceito. Existe esse preconceito".

Velhofobia x feiofobia


O primeiro grande barraco de A Fazenda 13 já foi uma carta de apresentação das fobias que estão marcando esta edição. A treta entre Solange Gomes e Rico Melquiades no intervalo de uma dinâmica foi hilária, e o público logo brincou que o embate era entre velhofobia x feiofobia.

Tudo começou quando a ex-banheira do Gugu entendeu que um palavrão dito pelo ex-De Férias com Ex foi para ela. Na sequência, houve uma animada troca de elogios entre os dois.

Entre tantas palavras, Solange disse que Rico era feio, tinha "olho caído de peixe" e só estava ali por ser amigo de Carlinhos Maia: "Eu não estou escorada em ninguém aqui. Você quer aparecer. Eu nasci bonita, ao contrário de você".

Rico retrucou e a chamou de "velha coroca": "Beleza não é tudo não, meu amor. Do que adianta ser bonita e ser podre por dentro".

Ricofobia


As pessoas também brincaram que a influenciadora digital Marina Ferrari foi vítima de ricofobia quando teve seu nome envolvido em uma briga de Rico com Fernanda Medrado durante a formação da primeira roça.

Ao votar em Rico, Medrado usou a justificativa de que ele estava espalhando que Marina Ferrari era de família rica. O ex-De Férias com Ex se revoltou com o argumento e acusou a ex-Power Couple de distorcer a história, além de a chamar de falsa, soberba e ignorante.

Marina ficou calada durante toda a treta e não quis se manifestar sobre a ricofobia que sofreu. Aqui fora, Jurandir Gomes, pai dela, defendeu a filha e garantiu que ela nunca viveu à sombra da família.

Dias depois, Marina protagonizou uma cena comovente em A Fazenda ao varrer o chão pela primeira vez na vida, e com a ajuda de Rico e Erika Schneider. Um verdadeiro atestado de riqueza.