Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Entre erros e acertos, Gilberto prova ser a alma do BBB 21

Reprodução/ Globoplay
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Colunista do UOL

18/03/2021 13h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Gilberto Nogueira chegou ao BBB 21 como um foguete. Ele foi o primeiro participante a entrar pela porta da casa e não decepcionou. Desde o primeiro minuto, entregou tudo de si. E essa é a principal qualidade e também o maior defeito do economista.

Aos poucos, Gil do Vigor perdeu parte de seu favoritismo e atraiu haters. Amam e odeiam Gil na mesma intensidade. Se atualmente não é o principal favorito, ele está longe de ser o participante com maior rejeição dentro do jogo.

Geralmente, há dois tipos de pessoas que assistem ao BBB. Aquelas que buscam exemplos morais nos confinados e as que procuram participantes para se identificar. Gil é "gente como a gente" e está longe de ser um exemplo moral. A simpatia que ele desperta não é por ser perfeito, e sim por ser imperfeito demais.

No atual momento do jogo, Gil parece estar rendido e completamente vulnerável. Ele viu suas certezas se desmancharem e colocou muita coisa em risco. Parece que o economista não tem mais estratégia ou algum plano para seguir. Gil tem seguido apenas seu instinto de sobrevivência, e isso é maravilhoso.

Gil do Vigor não tem vocação para ser vilão, mocinho, planta ou estrategista porque carrega todos esses perfis dentro de si. Quando você acha que ele é uma coisa, ele te surpreende com outra. Gil é tão imprevisível e humano quanto eu e você.

E é essa humanidade que torna Gil único. Para alguns, gostar e torcer por ele é uma forma de proteção. É a oportunidade de abraçar o erro de outra pessoa para acolher os próprios equívocos. Quem nega os erros dele ou tenta colocá-los debaixo do tapete não o entendeu totalmente.

Imperfeito, Gil do Vigor mostra ser cada vez mais a alma do BBB 21.