Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Karol Conká desrespeita Thelma ao tirar mérito de vitória no BBB 20

Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

03/02/2021 16h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nesta quarta-feira (3), Karol Conká disse que Thelma Assis, campeã do BBB 20, precisou da proteção das amigas brancas - Manu Gavassi e Rafa Kalimann - para ganhar o prêmio de R$1,5 milhão. E mais: que ela não pode contar com a mesma ajuda por não ter amigas brancas ali dentro.

O que a Karol Conká disse sobre Thelma é um grande equívoco. Quem acompanhou o programa sabe que a médica não precisou de amigas brancas para defendê-la. No BBB, é necessário ter aliados, sejam eles brancos ou negros, homens ou mulheres. O voto de cada um dos participantes tem o mesmo peso dentro do jogo.

Aliança silenciosa

Karol também esqueceu que Thelma tinha Babu como um aliado silencioso no BBB 20. Inclusive, foi por não votar no ator que ela foi duramente criticada por outras colegas e acabou isolada. Babu também brigou com o Prior por não aceitar votar nela. Ambos mantiveram a aliança até onde foi possível.

É importante lembrar que Thelma e Babu não eram melhores amigos, mas se respeitavam. Cada um jogava o seu jogo, sem armar estratégias juntos ou combinar votos. Quando rolou algum desentendimento, resolveram com tranquilidade. Acima de tudo, existia respeito entre eles, coisa que Karol parece desconhecer dentro do BBB.
Karol diminuiu a capacidade da médica de escolher o que era melhor para si no jogo. Thelma sempre foi muito consciente da sua postura e do que queria no reality.

Desrespeito às mulheres negras

A médica construiu a própria trajetória no programa e foi dona dela. Talvez você não goste do jogo que fez ou não simpatize com ela, mas é preciso reconhecer que não foi apenas por causa da aliança com mulheres brancas que Thelma chegou onde chegou.

Com os comentários que fez, Karol não ofende só a Thelma, mas todas as mulheres negras que enfrentaram muito preconceito para alcançar as suas conquistas. Isso não é sobre meritocracia e sim sobre respeito e reconhecimento ao que cada uma pode fazer com a própria vida.

Por fim, os comentários de Karol Conká são um tiro no pé. As falas foram feitas de dentro do BBB e atingiram a campeã de uma das maiores edições da história do programa. Isso também revela como a cantora não tem muita noção de onde está. Uma pena, mais uma vez.