Topo

Aline Ramos

11 livros escritos por ex-BBBs para você ler e ficar mais inteligente

Reprodução / Instagram
Imagem: Reprodução / Instagram

Colunista do UOL

25/01/2021 12h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já virou tradição falar de livros quando uma nova edição do BBB está para começar. Uma discussão muito válida, já que deve ter livro que entra em greve quando o seu dono assiste ao programa. Só isso pode justificar a ideia de que é impossível ler e assistir BBB na mesma época.

Porém, há uma categoria que passa ilesa nessa discussão: os livros escritos por ex-BBBs. São obras que carregam a magia que só uma pessoa que passou pela casa mais vigiada do Brasil pode transmitir.

Como amo livros e BBB, fiz questão de fazer uma lista de livros que trazem as mais lindas palavras já escritas pelos heróis do entretenimento brasileiro.

1. "Diário secreto de uma ex-BBB", por Fani Pacheco (BBB 7 e BBB 13)

Fani escreveu o polêmico "Diário Secreto de uma ex-BBB". Para dar o tom EXATO de sua obra, ela aparece seminua na capa. Em metade do livro, conta sobre relacionamentos, momentos íntimos e como foi namorar o ator Marcello Novaes, o Max de Avenida Brasil. Com exclusividade, ela também dá detalhes sobre o triângulo amoroso que viveu com Diego Alemão e Íris Stefanelli. Na outra metade, a ex-BBB dá detalhes sobre a sua infância. É a fórmula perfeita.

2. "A antietiqueta dos novos famosos", por Marcelo Arantes (BBB 8)

O autor nos apresenta, com bastante ironia, o caminho rumo à fama e o que se deve fazer para continuar no auge. Dr. Marcelo preparou um verdadeiro guia para os novos famosos, principalmente para ex-brothers que deixaram o BBB. A obra tem a pretensão de ser um manual para lidar com a imprensa, escolher os assessores ideais e conviver com o anonimato quando a fama acaba. Com esse livro, Marcelo fez um verdadeiro serviço comunitário.

3. "Ainda lembro", por Jean Wyllys (BBB 5)

O vencedor do BBB 5 foi um dos mais bem-sucedidos no mercado literário. Seu livro alcançou a terceira posição no ranking dos mais vendidos na categoria não-ficção. Lançado pouco depois de acabar o reality show, a obra traz ótimas histórias de dentro do BBB misturadas com lembranças da infância. Obrigada por nunca nos fazer esquecer, Jean.

4. "Bastidores de uma panela de pressão", Tina (BBB 2)

Na segunda edição do programa, Tina ficou conhecida por bater panelas para irritar os concorrentes. No jogo, teve como oponente Fernando Fernandes, outro ex-BBB escritor. Em uma das cenas mais clássicas da história do BBB, ela bagunçou as roupas de todo mundo após ir para o paredão. Como revanche, jogaram as malas dela na piscina. O livro conta a versão de Tina sobre os bastidores de sua participação no reality show em uma tentativa de quebrar os estereótipos negativos criados sobre ela.

5. "O homem ideal e outras histórias", por Elenita Rodrigues (BBB 10)

A doutora em linguística foi rápida e anunciou a obra antes mesmo do programa terminar. No livro, Lena reuniu 30 crônicas escritas por ela e publicadas em seu blog. Para a obra ter aquela carinha de ex-BBB, Lena acrescentou dois textos inéditos sobre a passagem pelo programa, marcado pela briga em que ela quase caiu na porrada com a ex-policial Anamara, a Maroca.

6. "Quanto vale um milhão e meio?", por Maurício Joah - Mau Mau (BBB 11)

No livro, Mau Mau conta um pouco de sua vida antes e depois do programa. E mais: critica as pessoas que se vendem por dinheiro. "É a soma de pensamentos que fui acumulando. Pontos de vista que fui vendo no decorrer da minha vida. É como se fosse uma biografia", explica. Numa epifania doida sobre idade de Cristo e tatuagem, ele define a obra como "uma espécie de Bíblia". Quem somos nós para discordar, né?

7. "Olá, caderno", Manu Gavassi (BBB 20)

Manu Gavassi é uma artista completa. Quando entrou no BBB, já tinha feito de tudo, inclusive um livro. Lançado em 2017, a obra conta a história de Nina, uma garota de 17 anos que usa um caderno para desabafar, falar sobre suas vontades e desejos - dos bobos até os mais sérios. Ela conta sobre sua família, amigos, amores, desamores, desenha, compõe poesias e até letras de músicas. Após a entrada de Manu no BBB 20, as vendas do livro aumentaram muito e a obra ficou esgotada em muitas livrarias.

8. "Desperte a mulher poderosa que existe em você", por Maria Melilo (BBB 11)

Maria Melilo venceu o BBB 11 e ficou conhecida pelo seu irresistível sex appeal. Como ela não é boba nem nada, escreveu todos os conselhos e dicas para quem quer deixar os homens aos seus pés. No livro, ela também conta a experiência de superar o câncer gerado pelo uso indiscriminado de anabolizantes. Por fim, Maria traz preciosos ensinamentos de como chegar ao topo e se manter por lá.

9. "Inquebrável", por Fernando Fernandes (BBB 2)

O livro narra a trajetória de Fernando no BBB, passa pelo acidente que o deixou paraplégico e mostra a reinvenção dele como tetracampeão mundial de paracanoagem. A obra contém trechos de diários escritos em 2009, ano do acidente. 25 após ficar paraplégico, ele decidiu escrever como terapia. De acordo com Fernando, a intenção da publicação é transmitir uma mensagem positiva.

10. "Pode deixar, eu conto!", por Dhomini (BBB 3)

Impactado com o ano de 2012, Dhomini escreveu um livro para nos deixar amedrontados, mas alertas e prontos para não sermos surpreendidos por tudo o que está acontecendo. Quer saber o que está acontecendo? Leia o livro. Mas antes tenha um aperitivo com esta sinopse:

"Tudo já está aí, a nós todos, protagonistas deste momento, cabe a sabedoria para entender e saber fazer o melhor em todas as circunstâncias. Que a vida é cíclica, não existem mais dúvidas. E como o planeta já passou por este momento na história cósmica, agora é a nossa vez de estar presente pela primeira vez, ou mais uma vez, quem sabe...?".

11. "Confinamentos & afins: o olhar de um homem negro sobre resistência e representatividade", por Rodrigo França (BBB 19) e Adalberto Neto

Na obra, os autores debatem algumas das experiências que França viveu no programa para refletir sobre silenciamento social, assédio, violência simbólica, intolerância religiosa e muitos outros temas. Há ainda um paralelo entre o confinamento do reality show e o atual vivido por conta da pandemia da covid-19.