Urach fez: como é a cirurgia para remover costelas e por que é arriscada?

Por Fernanda Talarico

Andressa Urach fez um procedimento estético para a retirada parcial das costelas com o objetivo de afinar a cintura.

Reprodução/Instagram

Na cirurgia, é feita a retirada de fragmentos da costela que impedem o contorno do corpo desejado, explicou Gustavo Ramasco, cirurgião responsável pelo procedimento de Andressa Urach.

Instagram

A cirurgia foi feita na 11.ª e na 12.ª costelas, e, segundo ele, é possível diminuir em até 20 centímetros a medida da cintura.

Arquivo pessoal

O médico diz que a cirurgia de retirada de fragmentos não desprotege os órgãos.

Reprodução/Instagram

No entanto, não há trabalhos científicos que demonstrem segurança para a realização do procedimento, disse Alexandre Kataoka, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Reprodução/Instagram

"A questão não é ser contra, a questão é que é uma técnica experimental, ao faltarem trabalhos com bom nível de evidência para certificar que é uma técnica cujos riscos são baixos", relatou.

Reprodução/Instagram

Há risco de pneumotórax (colapso total ou parcial do pulmão devido ao vazamento de ar), hemorragias, perfurações e outros problemas, segundo o médico.

Instagram

Por se tratar das últimas duas costelas, é possível que os órgãos fiquem desprotegidos. Afinal, elas estão próximas do rim e do pulmão.

Arquivo pessoal

A cirurgia também pode ser nociva para o bem-estar de Andressa Urach, na opinião de Nicole Nardy, médica do esporte pela Santa Casa de São Paulo.

Reprodução/Instagram

O pós-operatório, por exemplo, a impede de fazer exercícios pesados por 30 dias, mas a médica acredita que o risco exista por mais tempo.

Reprodução/Instagram

Qualquer trauma na região do tórax pode se tornar uma complicação. Órgãos importantes, como fígado e baço, estão mais expostos e frágeis após a cirurgia.

Reprodução/Instagram

Além disso, mudar a anatomia do tronco pode resultar em problemas de postura e aumentar a incidência de cervicalgia (dor na cervical) e lombalgia (dor na coluna lombar.

Reprodução/Instagram
Publicado em 18 de março de 2024.