Ariani Lacerda, 26, trabalha na roça. Acorda cedinho, planta tomate e inhame e vai dormir "com as galinhas" ? como muitos produtores rurais.
Este ano, porém, incluiu um novo sonho na vida: o de se tornar Miss Brasil. Ela é miss em sua cidade no Espírito Santo e está na busca da coroa estadual.
Ariani Lacerda é uma jovem trabalhadora rural capixaba, nascida em Vila Velha (ES). Ela disputou pela primeira vez o Miss Universe Espírito Santo pela cidade em que reside, Marechal Floriano.
Ter uma faixa e coroa não era um sonho no início: "Na minha cabeça, e no pensamento da maioria das pessoas, uma miss tinha de ser padrão: bonita, alta e magra", diz Ariani.
Seu primeiro teste foi um concurso municipal. Mas, no Miss Venda Nova do Imigrante 2023, ela não conseguiu ser finalista.
Para participar do Miss ES, a trabalhadora rural se inscreveu sozinha pela sua cidade, já que não havia concurso municipal.
"Fui para a seletiva com todo o estado. Eram três vagas e consegui uma delas."
Agora, ela quis ir além: tentou ganhar o Miss ES, disputa que ocorreu neste sábado, 20, para concorrer ao Miss Brasil.
A final do concurso nacional que leva ao Miss Universo será em setembro, em São Paulo.
Até 2022, Ariani não poderia competir em um concurso de miss franqueado do Miss Universo.
O concurso impedia a participação de mulheres casadas ?a regra foi alterada a partir de 2023 e também passou a aceitar mães.
Também não há mais limite de idade: todas as mulheres acima de 18 anos e com mais de 1,60 metro podem se inscrever.
?Um dos motivos pelo qual eu quis ser miss é incentivar [outras mulheres] e ser uma líder. Não quero só mostrar glamour, faixa e coroa. Quero mostrar a realidade por trás disso?, disse Ariani.