Boicote?

Por que The Weeknd foi totalmente ignorado pelo Grammy?

Por Daniel Palomares

Como isso aconteceu?

The Weeknd é um dos maiores nomes da música neste ano. Seu álbum, "After Hours", é um dos mais aclamados de 2020 e o hit "Blinding Lights" está há 40 semanas no top 10 da parada de singles da Billboard. Todo mundo esperava vê-lo com várias indicações ao Grammy, mas ele não foi lembrado sequer uma vez. O que rolou?
Divulgação

Onde há fumaça...

Logo que os indicados foram anunciados ontem, os fãs do cantor canadense se enfureceram nas redes sociais. Muitos acusaram o Grammy de racismo por ignorar um dos principais artistas negros do ano. Em edições passadas, nomes como Beyoncé, Kendrick Lamar e Frank Ocean também perderam prêmios, nos quais eram favoritos, para artistas brancos.
Reprodução/Twitter

...há fogo!

Já em uma matéria do TMZ, foi apontada a suposta razão para a Academia ter ignorado The Weeknd: os produtores da premiação queriam uma performance exclusiva dele no show, só que ele já tinha sido anunciado como headliner do Halftime Show do Super Bowl no ano que vem. Se vendo forçado a escolher entre um e outro, o Grammy levou a pior, mas sobrou para o cantor.
Tenor

O Grammy continua corrupto. Vocês devem transparência a mim, aos meus fãs e à indústria

disse The Weeknd,
que se mostrou descontente nas redes sociais pela falta de indicações
Reprodução/Instagram

Grammy rebateu

Em entrevista à Billboard, o presidente interino da Academia do Grammy, Harvey Mason Jr., negou que a falta de indicações de The Weeknd se deva ao Super Bowl e disse que entende a frustração do cantor.
Tenor

Me entristece [a acusação de corrupção]. Tento ser empático, mas é difícil de ouvir isso. Eu entendo que ele esteja desapontado pela falta de indicações. Todo mundo na Academia entende. Eu fiquei pessoalmente surpreso que ele não recebeu indicação alguma.

Harvey Mason Jr., presidente da Academia
Kevin Mazur/MTV VMAs 2020/Getty Images for MTV

Não é a primeira vez

Apesar de já ter sido indicado e inclusive vencido o Grammy antes, The Weeknd já tinha se pronunciado sobre os problemas raciais da premiação, como quando seu álbum pop "Starboy" ficou restrito às categorias R&B.
Tenor

O R&B e a música negra são de uma variedade muito grande. Se nos colocam para concorrer todos em uma só categoria, continua sendo injusto.

The Weeknd,
durante promoção do seu álbum "Starboy", em 2016
Getty Images

Sem solução

O Grammy 2021 acontecerá no final de janeiro, em Los Angeles. Entre os principais indicados deste ano, estão nomes como Beyoncé, Taylor Swift e Megan Thee Stallion. Resta saber como a polêmica envolvendo o The Weeknd se desenrolará até lá e como isso pode afetar a reputação do prêmio.
Amanda Edwards/Getty Images
Publicado em 25 de novembro de 2020.